NOTÍCIA ANTERIOR
Gesseiro morre após ter moto roubada por menor em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Caminhada celebra paz e direitos humanos
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/12/2012 | Cidade
Quartel do Zaíra tem risco de alagamento
Após nove meses de atraso, foi inaugurada ontem a base do Corpo de Bombeiros do Jardim Zaíra, em Mauá. O entorno do quartel, localizado na Rua Arquimedes Mardegan, tem risco de alagamento reconhecido pelo comandante-geral da corporação, coronel Reginaldo Campos Repulho, e pela secretária de Planejamento Urbano, Josiene Francisco da Silva. O posto fica às margens do Rio Tamanduateí.

Para evitar que as equipes fiquem ilhadas em caso de temporal, as viaturas ficarão estacionadas em ponto externo quando o risco de chuva for iminente. "Aqui dentro (no quartel) não alaga, mas o entorno, sim. Então, para evitar o risco, vamos tomar essa medida preventiva", informa o coronel Repulho.

A secretária de Planejamento confirma o perigo, mas informa que o local foi escolhido mesmo assim devido à proximidade com as avenidas Castelo Branco e Barão de Mauá. "O risco existe, ainda mais se repetirem as chuvas da temporada 2010/2011. No entanto, quando decidimos que esse terreno abrigaria a base, já estava aprovada pelo governo federal a construção de piscinão que irá eliminar essa possibilidade."

Segundo o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o reservatório citado será o Miranda D'Aviz, que terá capacidade para armazenar 100 mil metros cúbicos. A obra custará R$ 24,6 milhões, sendo R$ 20 milhões investidos pelo governo federal e o restante pelo Estado. O departamento informou que o empreendimento está em fase de licenciamento ambiental e que a previsão para iniciar a construção é o segundo semestre de 2013.

PAVIMENTAÇÃO

Trecho de cerca de 200 metros na Rua Arquimedes Mardegan, entre a base e a Avenida Castelo Branco, ainda não foi pavimentado - o que havia sido prometido pelo prefeito Oswaldo Dias (PT) no fim do ano passado.

O petista informa que existe o projeto para criação de avenida marginal ao Tamanduateí, mas que ainda não há data para concretização. O prefeito eleito de Mauá, Donisete Braga (PT), garantiu que fará a pavimentação até março.
Oswaldo não explicou o motivo da demora para a inauguração, e disse que "atrasos em obras são normais".

O antigo quartel do bairro, na Avenida Castelo Branco, foi desativado em 2010 e deu lugar a terminal de ônibus, o que gerou insatisfação da população.

Em janeiro do ano passado, seis pessoas morreram em consequência dos temporais, cinco delas na região do Jardim Zaíra. Quatro foram vítimas de deslizamentos. E uma de afogamento - justamente ao lado da antiga base.

Rio Grande deverá ter posto da corporação até o ano que vem

Única cidade do Grande ABC que ainda não tem quartel do Corpo de Bombeiros, Rio Grande da Serra deverá ganhar o seu até o fim de 2013. O comandante-geral da corporação, coronel Reginaldo Campos Repulho, afirma que tem como meta a implantação de pelo menos uma base em todos os municípios do Estado com mais de 50 mil habitantes. "O objetivo é descentralizar o atendimento e diminuir o tempo de resposta." Atualmente, a região tem oito postos, sendo que Santo André e São Bernardo têm dois cada.

O tenente-coronel Roberto Alboredo Sobrinho, comandante dos bombeiros na região, diz ter tido reunião com representantes da Prefeitura na semana passada e que as negociações estão avançadas.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.