NOTÍCIA ANTERIOR
Google Earth estréia serviço com visualização da Disney
PRÓXIMA NOTÍCIA
Todos os Modelos do Pentium Dual Core
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/06/2008 | Informática
Quanto os Equipamentos Eletrônicos Realmente Consomem no Modo Standby?
Introdução
É verdade que os equipamentos eletrônicos consomem energia quando estão no modo “standby” e teoricamente desligados? Nós pegamos um wattímetro digital e medimos os equipamentos eletrônicos mais comumentes encontrados em uma residência para verificarmos isto. Nós chegamos a resultados muito interessantes. Confira.

A forma “correta” de se desligar um equipamento elétrico ou eletrônico é realmente cortar sua alimentação elétrica, o que é feito tirando-se o equipamento da tomada ou usando-se um interruptor mecânico (o mesmo tipo de interruptor usado para ligar e desligar uma lâmpada em sua casa). Antigamente, todos os equipamentos usavam um interruptor deste tipo.

O problema de se usar interruptores mecânicos é que você não pode ligar o equipamento com um controle remoto nem pode ter funções habilitadas enquanto o seu equipamento está desligado – por exemplo, o relógio encontrado em videocassetes e fornos de microondas.

A maioria dos equipamentos eletrônicos hoje em dia usa um interruptor eletrônico que é controlado por um circuito que está sempre ligado. Este circuito fica monitorando o sensor do controle remoto do equipamento, permitindo a você ligar o equipamento remotamente. Quando o equipamento está desligado ele continua alimentando este circuito e é por isso que dizemos que o equipamento está em modo “standby” (“de espera”), já que ele ainda está consumindo energia da tomada, o que não aconteceria se ele realmente estivesse desligado.

O botão liga/desliga presente neste tipo de equipamento não é um interruptor mecânico, mas simplesmente um botão que comanda o circuito standby para ligar o equipamento. Alguns equipamentos têm um botão liga/desliga de “verdade”, um interruptor mecânico “mestre” que realmente desliga o equipamento.

Por exemplo, quando você desliga o seu PC a sua fonte de alimentação não está inteiramente desligada. Um circuito de alimentação chamado standby fica sempre ligado, alimentando tensões para uma das saídas da fonte chamada standby (ou +5VSB) e aguardando você pressionar o botão localizado no gabinete do micro. Algumas fontes de alimentação têm um botão mestre em sua parte traseira. Este botão é um interruptor mecânico que realmente desliga a fonte de alimentação. Se você desligar o interruptor da fonte você pode pressionar o botão liga/desliga localizado na parte frontal do seu gabinete quantas vezes quiser e o computador não ligará, já que a fonte de alimentação estará realmente desligada.

Portanto se os equipamentos têm um circuito que é alimentado o tempo inteiro mesmo quando estão desligados, isto significa que praticamente todos os equipamentos eletrônicos que nós temos em casa consomem eletricidade – desperdiçando nosso dinheiro – mesmo quando estão desligados. Os fabricantes normalmente afirmam que o consumo de energia no modo standby é desprezível. Será que isto é verdade? Isto é exatamente o que queremos verificar com este nosso experimento.

Nós compramos um wattímetro digital e começamos a medir o consumo de todos os equipamentos eletrônicos que tínhamos em casa quando eles estavam “desligados”. E não fizemos só isso. Nós aproveitamos a oportunidade para medirmos também o consumo de energia dos equipamentos que sempre deixamos ligados, por preguiça ou esquecimento – caixas acústicas para computador, impressoras, modems e roteadores de banda larga, carregadores para celular e carregadores de baterias, por exemplo.

Nós dividimos os resultados em quatro grupos: consumo nulo, desprezível (consumo abaixo de 0,5 W), significativo (entre 0,5 W e 10 W) e alto (acima de 10 W).

Consumo Nulo
Nós vimos alguns equipamentos não consumirem absolutamente nada da rede elétrica quando estão no modo standby. Claro que eles consomem alguma coisa, mas a corrente é tão baixa que a leitura em nosso wattímetro foi de 0,00 W.
Isto é apenas uma amostra e claro que você pode ter equipamentos das categorias abaixo que consomem algo quando estão no modo standby, se eles forem de uma marca ou modelo diferente. É por isso que estamos descriminando a marca e o modelo.

Os equipamentos que estavam consumindo absolutamente nada no modo standby foram os seguintes:

TV LCD (LG 47LC7DF, 47” 1080p)
Receiver de Home theater (Sony STR-DG510)
Aparelho de DVD (Panasonic DVD-S53)
Carregador para celular sem o aparelho carregando (Samsung)
Carregador de bateria da câmera digital sem bateria instalada (Sony)
Filtro de linha (APC) sem nada instalado em suas tomadas
Nós realmente ficamos impressionados com nossa TV. Como ela consome muito quando está ligada, nós achávamos que ela consumiria alguma coisa no modo standby, mas seu consumo foi nulo. O resultado do receiver era esperado, já que receivers da Sony e de outras marcas usam um relé (que é uma chave eletromecânica) para desligar o aparelho (você pode ouvir claramente um clique proveniente do relé após pressionar o botão liga/desliga do aparelho). O resultado do aparelho de DVD também era esperado, já que mesmo quando eles estão tocando um disco eles não consomem muito (abaixo de 10 W).

Nós incluímos o carregador de celular e o carregador de bateria porque muitas pessoas têm o hábito de deixar esses equipamentos ligados na tomada o tempo todo. Pelo que vimos, você pode continuar fazendo isso. Claro que quando você instala o telefone ou coloca pilhas no carregador eles começam a consumir alguma coisa.

E para algumas pessoas o consumo nulo por parte do filtro de linha seria algo óbvio, para nós não, já que alguns filtros de linha têm alguns LEDs que ficam sempre ligados e estávamos intrigados para ver se tais LEDs consumiriam alguma coisa. Parece que este não é o caso.

Consumo Desprezível
Nesta categoria estamos listando os equipamentos que consomem algo da rede elétrica, mas abaixo de 0,5 W, o que significa que esses equipamentos não representam um impacto visível na sua conta de luz. Claro que se você está paranóico para economizar energia você pode remover todos esses equipamentos da tomada – mas se você é realmente paranóico você provavelmente já tira todo e qualquer equipamento da tomada quando não o está usando.

Como dissemos anteriormente isto é apenas uma amostra e claro que você pode ter equipamentos das categorias abaixo que consomem algo quando estão no modo standby, se eles são de uma marca ou modelo diferente. É por isso que estamos descriminando a marca e o modelo.

Os equipamentos cujo consumo é desprezível quando estão no modo standby foram os seguintes:

Monitor LCD (Samsung SyncMaster 932BW, 19”widescreen): 0,1 W (LED desligado) ou 0,2 W (LED piscando)
Forno de microondas (Sanyo EM-S5002W): 0,2 W
Carregador de bateria genérico sem baterias instaladas: 0,4 W
Nós achávamos que com o micro desligado e com o LED azul do monitor piscando o monitor estaria consumindo uma quantidade expressiva de energia, mas este não foi o caso. Mas se você pressionar o botão liga/desliga para desligar o LED que fica piscando a energia é cortada pela metade, caindo de 0,2 W para 0,1 W.

O consumo do forno de microondas é desprezível e você pode deixá-lo na tomada.

O maior consumo nesta categoria foi do carregador de bateria. Como mencionamos anteriormente nós incluímos o carregador de baterias sem nenhuma bateria instalada porque muita gente tem o hábito de deixar o carregador sempre ligado na tomada. Note também a diferença entre este carregador genérico e o carregador da Sony listado na página anterior, cujo consumo é nulo. O maior consumo deste carregador foi provavelmente devido aos seus dois LEDs de alto brilho que estavam ligados o tempo inteiro.

Consumo Significativo
Aqui estão os equipamentos que você pode começar a cogitar a possibilidade de removê-los da tomada a partir de hoje. Cada um deles consome muito pouco, abaixo de 10 W, mas quando colocados juntos você verá que o consumo é significativo. Você pode ainda conectá-los a um filtro de linha e simplesmente desligar o filtro de linha após usar o seu computador – já que todos os equipamentos desta categoria coincidentemente são partes de um computador. Eles também são equipamentos que muita gente simplesmente se esquece de desligar – simplesmente porque alguns deles tais como modems e roteadores não têm botão liga/desliga!

Os equipamentos que tiveram consumo significativo no modo standby ou quando estavam ociosos foram os seguintes:

Computador: 1.5 W
Roteador de banda larga (Linksys WRT54G): 1,5 a 2 W
Impressora à laser (HP LaserJet 1020): 2.1 W
Cable modem (Arris TM502G): 3.5 W
Cable modem (Ambit 10C018): 5 W
Caixas acústicas para computador (Logitech X-530): 3,3 W (desligadas), 7,5 W (ociosas)
Como você pode ver, nosso computador ainda consome 1,5 W mesmo quando está teoricamente desligado.

Nossa impressora a laser tem um botão liga/desliga que realmente desliga a impressora, mas a maioria das pessoas deixa a impressora no status “ready” ou “pronta” (ou seja, ligada porém ociosa) quando o computador está ligado, e algumas pessoas até mesmo esquecem de desligar a impressora após desligar o computador. Mas seja cuidadoso, já que nós descobrimos algo realmente importante. Assim que ligamos a nossa impressora a laser ela entra em um modo de aquecimento e seus motores entraram em ação para verificar se existe papel preso dentro dela, um processo que consome muita energia (cerca de 300 W) durante um curto período de tempo. Portanto não é aconselhável ficar ligando e desligando a impressora a laser só para economizar 2 W, já que toda vez que você liga a impressora ela gasta cerca de 300 W durante seu aquecimento inicial e processo de detecção de papel preso. Portanto se você vai usar sua impressora durante o dia é melhor deixá-la ligada direto. Desligue a impressora apenas quando você tiver certeza que não irá mais usá-la durante o dia todo.

Modem, roteador de banda larga e caixas acústicas para computadores são componentes que praticamente todo mundo se esquece de desligar e o problema é que os roteadores e modems não tem um botão liga/desliga. Portanto esses equipamentos devem ser removidos manualmente da tomada ou você deve usar um filtro de linha e simplesmente desligá-lo após usar o computador. Note, porém que ao fazer isso é provável que o seu modem pegue um endereço IP diferente da rede do seu provedor quando ele for ligado novamente. Muitas pessoas deixam o modem ligado direto para manterem o mesmo endereço IP. Para a maioria dos usuários isso não faz a menor diferença.

Quando nós esquecemos as caixas de som ligadas elas ainda estavam consumindo muita energia para um equipamento que não está fazendo nada (7,5 W). Nós também descobrimos algo realmente irritante em nossas caixas de som: mesmo com seu botão liga/desliga na posição desligado as caixas ainda estavam consumindo 3,3 W. Dá para acreditar? Portanto nossa recomendação de conectar tudo no filtro de linha e desligá-lo após terminar de usar o computador faz ainda mais sentido.

Alto Consumo
De todos os nossos equipamentos apenas dois realmente consomem muito quando estão teoricamente desligados:

Escalonador (DVDO iScan VP20): 13,7 W
Conversor de TV à Cabo (Motorola): 27,5 W
O escalonador – também conhecido por outros nomes como dobrador de linha e upconverter – é um dispositivo que pega sinais de vídeo que não sejam de alta definição e os converte em sinais de alta definição. Este equipamento não é muito popular por causa do seu preço, mas quem quer ter um sistema de home theater topo de linha deve ter um equipamento destes. O problema com nosso escalonador é que quando ele estava “desligado” seu consumo era apenas 1 W menor do que quando estava ligado e funcionando. Isto é insano.

Mas o que realmente estava acabando com nossa conta de energia foi algo que todo mundo tem em casa: o conversor de TV à cabo. Desligado este dispositivo estava consumindo a mesma quantidade de energia de quando estava ligado: 27,5 W. Isto é ridículo. Claro que estamos falando de um modelo específico da Motorola e o seu conversor pode não ter este problema.

Muito antes de compramos o wattímetro nós tínhamos a impressão de que nosso conversor estava gastando muita energia, pelo simples fato de que ele permanecia quente mesmo após 24 horas “desligado”.

Por se tratar de dois equipamentos que fazem parte do nosso home theater com esses resultados nós recomendamos qualquer pessoa a usar um filtro de linha com seu sistema de home theater e desligá-lo após assistir TV ou um filme. Isto economizará muito dinheiro (em nosso caso nós estávamos gastando 40 W 24 horas por dia).

Note porém que se a sua TV por assinatura for digital ao desligar da tomada o seu conversor de TV à cabo você perderá o acesso imediato à grade de programação. Ao religar o aparelho você terá de esperar até meia hora para que ele pegue as informações dos canais.

Conclusões
Qual é, portanto, a resposta para a nossa pergunta inicial – é verdade que os equipamentos eletrônicos consomem muita energia quando estão no modo standby e presumidamente desligados?

A resposta é: depende do equipamento.

Pelo que vimos em nossa pequena pesquisa, a maioria dos equipamentos não consome nada quando está no modo standby, ou consomem muito pouco – desligar esses equipamentos tirando-os da tomada terá um impacto de menos de R$ 1 em sua conta de energia.

Mas existem equipamentos que realmente consomem muita energia e nosso maior vilão foi o conversor de TV à cabo, consumindo 27,5 W quando estava presumidamente desligado! Manter este equipamento ligado 24 horas por dia na tomada como acontece na grande maioria das residências – e com algumas casas tendo mais de um conversor – definitivamente causará um impacto em sua conta de energia.

Lembre-se, porém, que se a sua TV por assinatura for digital ao desligar da tomada o seu conversor de TV à cabo você perderá o acesso imediato à grade de programação. Ao religar o aparelho você terá de esperar até meia hora para que ele pegue as informações dos canais.

Portanto praticamente todos os equipamentos não consomem nada, mas por causa de apenas um deles você pode ter um aumento em sua conta de energia.

O principal problema é como saber quais equipamentos consomem energia quando estão teoricamente desligados. A melhor maneira seria comprar (ou pedir a um amigo emprestado) um wattímetro digital e fazer as medições por conta própria. Assumindo que você não quer comprar um wattímetro ou não conhece ninguém que tenha um, outra opção é o teste de temperatura: qualquer equipamento que esteja quente mesmo desligado está consumindo energia. Portanto toque nas laterais dos seus equipamentos para verificar se eles estão quentes. Claro que isto não deve ser feito após você ter usado os equipamentos, já que eles estarão quentes exatamente por conta do uso. Tente fazer isto pela manhã, antes que qualquer pessoa tenha começado a usá-los.

Ou você pode simplesmente usar uma abordagem paranóica: remover todos os equipamentos da tomada (conectando-os em um filtro de linha e desligando o filtro de linha) após o uso.

Nós também fizemos duas descobertas importantes durante nossa pesquisa.

Primeiro foi em relação às caixas acústicas para computador. Quando elas estão ociosas, ou seja, quando não estão produzindo som, elas consomem 7,5 W. Portanto não é só importante desligar as caixas após usar o computador (muita gente esquece de desligá-las), mas também enquanto você estiver usando o computador tente mantê-las desligada quando não estiver usando sons (ou seja, ouvindo música, assistindo filmes, jogando, etc). A segunda descoberta sobre as caixas acústicas foi que elas consomem 3,3 W mesmo quando estão teoricamente desligadas!

A segunda descoberta principal foi em relação à impressora a laser. Deixá-la no estado “ready” ou “pronta” (ociosa) consome 2,1 W, mas é melhor deixar as impressoras a laser ligadas do que desligá-las toda hora, já que a cada vez que você liga a impressora a laser ela começa o processo de aquecimento e detecção de papel preso que consome cerca de 300 W. Este é o único caso que deixar um equipamento em seu estado ocioso e consumindo muito pouco é uma boa opção – a menos, é claro , que você não vá usar a impressora pelo resto do dia; então deixe-a desligada.

Por Gabriel Torres e Cássio Lima - Clube do Hardware
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6197 dias no ar.