NOTÍCIA ANTERIOR
Manifestantes cobram posição de vereadores sobre transporte de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cursinho gratuito em Mauá recebe inscrições até quinta
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/06/2013 | Cidade
Qualifica Mauá inicia cursos em parceria com Sest/Senat
Programa qualifica operador de empilhadeira, porteiro e vigia

O programa Qualifica Mauá teve início nesta segunda-feira (24/06) na Fama (Faculdade Mauá) para cursos de operador de empilhadeira, porteiro e vigia. O programa é uma parceria com o governo federal por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e ministrado pelo Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

O curso tem duração de dois meses e é formado por uma turma de 40 alunos, aproximadamente, que receberam uniforme, material didático, alimentação, auxílio transporte e, ao concluir o curso, receberão um certificado do Sest/Senat. A oportunidade qualifica e atualiza os trabalhadores com as mais modernas técnicas e tecnologias do mercado.

Conforme o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, a parceria com o Sest/Senat é fundamental para suprir a demanda por mão de obra qualificada. “Essa é uma parceria importante porque a cidade tem recebido muitas oportunidades de emprego do setor de transportes e tem tido dificuldade de suprir essa demanda”, pontuou.

Para o diretor da unidade ABC do Sest/Senat, Luis Rafael Cardieri Marchesi, os programas Qualifica Mauá e Pronatec trouxeram uma luz a quem não tinha condições de buscar uma qualificação profissional. “Os nossos cursos têm custo que varia entre R$ 3 mil e R$ 3,5 mil, inacessível para muitos trabalhadores”, afirmou. “Apesar de ter material teórico, boa parte é colocada em prática no próprio curso”, explicou. “Teremos à disposição, por exemplo, uma empilhadeira moderna para que os alunos desse curso possam aprender de maneira atualizada”, finalizou.

O setor de transportes de carga deve aquecer e atrair empresas à cidade. A MRS Logística anunciou, em fevereiro, o projeto da construção de um porto seco em Mauá até 2014. “A Administração está empenhada em destravar os trâmites e dar prosseguimento no processo de instalação do porto seco, que vai fomentar a economia não apenas de Mauá, mas de toda a região do ABCD”, afirmou o prefeito Donisete Braga na ocasião.

Criado pela Prefeitura de Mauá, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional e a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho. Dentro do programa existe a parceria entre Prefeitura e governo federal, que executa os cursos por meio do Pronatec. Na parceria com o Sest/Senat também estão contemplados os cursos de diversas modalidades de motorista, operador de escavadeira hidráulica, operador de pá carregadeira, operador de retroescavadeira, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Público de Trabalho e Renda, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.