NOTÍCIA ANTERIOR
Muito mais que um utilitário
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fiat Punto é flagrado de cara nova
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/08/2009 | Veículos
Qual é a sua, Strada cabine dupla?
Primeira picape compacta cabine dupla do Brasil, a Fiat Strada Adventure (R$ 46,8 mil) tornou-se a grande incógnita do mercado automotivo. Afinal, qual é a dela? Trata-se de outra opção de veículo para o trabalho ou a concretização de um carro para os fins de semana aventureiros?

Para chegarmos a uma conclusão, resolvemos levar a picape para o divã e submetê-la a um teste vocacional.

Freud explica... - Vamos começar pela aptidão, que revela quais as capacidades da nova Strada. A principal delas - como é fácil perceber - é a possibilidade de transportar até quatro pessoas. Agora é possível levar a família toda: a (o) companheira (o) e filhos - dois no máximo! - ou mesmo os amigos de balada.

O espaço do banco traseiro é razoável. Acima da expectativa. Pessoas com até 1,80 m de altura acomodam-se satisfatoriamente e aguentam, sem problemas, uma viagem não muito longa. Destaque negativo para o teto baixo e a posição elevada - sem controle de altura no banco do motorista.

Com o prolongamento do habitáculo, a caçamba perdeu capacidade de carga, afinal, a distância entre os eixos manteve-se inalterada em relação ao resto da família Strada.

Se antes a picape da Fiat versão Trekking cabine simples carregava até 1.100 litros, a Adventure cabine dupla limita-se a 580 litros - 80 litros a mais do que o Siena. Isso mostra que a nova Strada perdeu parte do talento de pegar pesado no batente. De transportar grandes volumes de cargas.

Pulando agora para a avaliação de interesse, a Strada para quatro pessoas volta a pender para o lado do bom vivant. A começar pelo design, que traz linhas atuais. Os apliques plásticos espalhados por todo o veículo revelam um lado pouco conservador.

As rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 205/70 R15 de uso misto incrementam as características off-road da picape. Mas atenção: o Locker - diferencial autoblocante - é opcional - R$ 1.313.

Por isso, caso no roteiro do fim de semana estejam assinaladas estradas de terra esburacadas, não economize para não ficar atolado.

O motor 1.8 Flex é voluntarioso. À primeira vista, ideal para o trabalho pesado, afinal, são 114 cv de potência e torque de 18,5 mkgf, quando abastecido com álcool. No entanto, não é bem assim...

No anda-e-para dos grandes centros urbanos, o consumo é de 7,6 km/l (álcool), de acordo com a Fiat. Por isso, no caso de ter que ficar atravessando a cidade para carregar e descarregar encomendas, o mais interessante é o propulsor 1.4 Flex, que apresenta consumo de 8,9 km/l.

A Strada cabine dupla também mostra bastante interesse em entregar conforto aos passageiros. A lista de equipamentos de série agrada. Destaque para ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, faróis de neblina e janela traseira corrediça. Entre os opcionais há freios com ABS, air bag duplo, revestimento parcial dos bancos em couro, retrovisores externos elétricos, CD player com MP3 e teto solar.

Diagnóstico final... - Após analisar os resultados das avaliações aplicadas, fica nítido um diagnóstico. A Strada cabine dupla nasceu para aproveitar a vida. Ideal para famílias recém-constituídas que acabaram de ter o primeiro filho. Ou para a galera jovem, que curte sair com os amigos nos fins de semana, viajar, pegar uma praia... Passear!

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.