NOTÍCIA ANTERIOR
Nordeste acende a fogueira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Falta de neve adia início da temporada de esqui no Chile
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/06/2009 | Turismo
Quadrilha é tradição em festa junina de Fortaleza (CE)
Nem só de Campina Grande vive o Nordeste no período de festas de São João. Duas cidades maiores, as capitais Fortaleza e Recife, também têm festas para agradar a qualquer turista, com quentão, fogueira, quermesse e barraquinhas de comidas típicas. Nesse contexto, também marca presença a característica principal de qualquer festa junina do Nordeste: o forró.

Em Recife, são 24 dias de folia de São João, entre 6 e 29 de junho, em seis locais: sítio Trindade, praça do Arsenal da Marinha, pátio de São Pedro, rua Tomazina, Nascedouro de Peixinhos e Colônia Z1 de Pescadores do Pina. São 300 artistas e mais de 500 apresentações de cantores, grupos e poetas. A festa deste ano homenageia o falecido cantor e instrumentista Jackson do Pandeiro e também o compositor João Silva, grande parceiro de Luiz Gonzaga. Durante todos os dias de festa, referências aos dois ícones da música nordestina estarão espalhadas.

A principal atração é a caminhada do Forró, no centro antigo, da qual participam dezenas de sanfoneiros e tocadores de triângulo, comandados pela folclórica Terezinha do Acordeon. Em 12 de junho, às 18h, todos saem da rua da Moeda, passam pelas ruas Tomazina, Marquês de Olinda e Bom Jesus até o encontro na praça do Arsenal, onde, no palco, haverá inclusive a participação de Genival Lacerda.

Em Fortaleza, a festa começa hoje e vai até 12 de julho. Com mais de um mês de evento, vão se somar mais de 500 mil turistas aos 2,5 milhões de habitantes da capital cearense. A festa acontece principalmente nos bairros de Parque Araxá, Conjunto Ceará, Messejana e Joaquim Távora, com uma cidade cenográfica em cada praça, deixando toda a capital em clima interiorano.

No encontro de quadrilhas de Fortaleza, o que é diversão também pode virar dinheiro. Um tema é escolhido, e as quadrilhas montam uma história a ser contada em um espetáculo, com extremo cuidado com roupas e coreografias. Cada bairro tem seu próprio festival de quadrilha, com uma média de 30 conjuntos inscritos em cada um. As apresentações valem uma vaga na grande final do Prêmio Vila São João de Quadrilha, em que as melhores equipes do Estado serão anunciadas, são R$ 10 mil em prêmios.

Por André Carbone - Folha Online / Agora
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.