NOTÍCIA ANTERIOR
Brasileiros se casam em Bali, no Laos e no Camboja durante a lua de mel
PRÓXIMA NOTÍCIA
EUA dizem para turista evitar 1º andar e usar camisinha americana na Copa
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/05/2014 | Turismo
Qatar cria campanha para turistas vestirem roupas discretas nas ruas
Panfletos pedem que visitantes cubram corpo entre os ombros e os joelhos.

'Se você está no Qatar, você é um de nós', diz o lema da campanha.


O governo do Qatar vai lançar uma campanha com o objetivo de incentivar os turistas que visitem o país islâmico a se vestirem "de forma modesta". Batizada de Reflect Your Respect (ou "mostre seu respeito", em tradução livre do inglês), a campanha inclui a distribuição de panfletos impressos, a instalação de quiosques em locais de grande movimento de pessoas e também o uso das redes sociais, com perfis no Twitter e no Instagram criados em maio e que já reproduzem fotos dos panfletos publicadas por outros usuários.

De acordo com o portal de notícias "Gulf News", que cita informações do jornal local "Al Sharq", a campanha será lançada no dia 20 de junho. O braço do governo responsável pela iniciativa é o Fanar, o Centro Cultural Islâmico do Qatar.

Com o lema "se você está no Qatar, você é um de nós", o movimento tenta impedir que os costumes ocidentais, incluindo a exposição do corpo, influenciem a população do Qatar, em especial as futuras gerações.

Dos ombros aos joelhos
Segundo os panfletos, a forma ideal de se vestir em público, quando no Qatar, é cobrindo o corpo entre a altura dos ombros e abaixo dos joelhos. Voltada principalmente para as mulheres ocidentais, para impedir o uso de vestidos e calças curtas, que deixem braços, pernas e ombros descobertos. As blusas curtas, que mostram o umbigo e a cintura, também estão vetadas. A lista inclui ainda os decotes.

A campanha não se esqueceu dos visitantes homens, e pede que eles não vistam regatas e bermudas curtas.

No dia 25 de maio, os organizadores anunciaram, pelo Instagram, que já estavam imprimindo novos panfletos e contavam com a ajuda de voluntários para a distribuição. Neles, um artigo do Código Penal e um da Constituição do Qatar foram incluídos para alertar os visitantes que "quem fizer qualquer gesto, cante músicas, diga frases indecentes ou tome qualquer atitude obscena perto de qualquer local público será punido com prisão por um período de até seis meses". A frase é ilustrada por um desenho que mostra um homem com os braços em volta de uma mulher.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.