NOTÍCIA ANTERIOR
TCE mantém rejeição de contas de Damo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câmara de Mauá vota oficialização do Carnaval
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/11/2008 | Cidade
PT quer ''roubar'' aliados de adversários
Ex-ministro da Previdência Social e prefeito petista de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) afirmou ontem que a saída do partido para ganhar os governos do Estado e federal é roubar os hoje aliados do PSDB, principal adversário em 2010. O novo chefe do Executivo se espelhou em sua própria candidatura à frente da cidade, quando trouxe para o seu lado aquele que, até então, era o candidato do grupo liderado por William Dib (PSB): o ex-prefeito Maurício Soares (PT).

"Não podemos aceitar a lógica. Tem partido aliado ao governador José Serra hoje que pode não estar amanhã", disse Marinho, durante o seminário que reuniu os 64 prefeitos (dos quais cinco mulheres) e 41 vice-prefeitos petistas eleitos no Estado, além de 522 vereadores em 300 municípios. O encontro foi realizado em um hotel na Capital.

Marinho afirmou que buscou "diálogo" com partidos que antes faziam parte da base aliada em São Bernardo. "Em 2004, Dib teve 21 partidos ao seu lado e o Orlando Morando (PSDB, candidato governista a prefeito), apenas sete."

Dos três prefeitos petistas eleitos do Grande ABC, Marinho foi o único a discursar. Além dele apenas Oswaldo Dias, de Mauá, compareceu ao encontro. Mário Reali, de Diadema, foi representado pelo presidente do PT da cidade, Antonio Fidélis.

Marinho lembrou que 2010 será a primeira eleição presidencial sem Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do PT. "Embora seu governo esteja bem avaliado, o Lula estará como apoiador e não candidato. O PT precisa estar atento e articular as alianças nacionais e para o Estado de São Paulo", reforçou. Questionado se a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, seria a candidata à sucessão de Lula, o prefeito eleito de São Bernardo disse que, a princípio, está "bem-cotada e seguramente é um bom nome".

No âmbito estadual, Oswaldo defendeu a importância de se discutir a articulação política, mas não citou prováveis candidatos. Já Marinho apontou como postulantes do PT ao cargo a ex-prefeita Marta Suplicy, o senador Aloizio Mercadante e o deputado Antônio Palocci. Apesar de sempre citado nos bastidores, Marinho não incluiu seu nome na lista.

Por Elaine Granconato - Diário do Grande ABC / Foto: Orlando Filho
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.