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DATA DA PUBLICAÇÃO 13/05/2008 | Política
PT envia 11 mil mensagens com voz de Marinho
O ministro da Previdência Social e pré-candidato à prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, foi o porta-voz do PT para celebrar o Dia das Mães na cidade. Domingo, a executiva municipal do partido disparou 11 mil telemensagens gravadas pelo petista em comemoração à data.

Munícipes consultadas pela reportagem, que asseguraram ter recebido a ligação, confirmaram que, além de parabenizar as moradoras, o ministro discorria em nome do partido sobre a possibilidade de melhorar o atendimento em áreas como a Saúde - principal bandeira dos pré-candidatos.

Segundo o especialista em direito eleitoral Francisco Otávio de Almeida Prado Filho, embora a mensagem não identificasse o cargo ou fizesse referência direta às eleições, a estratégia de marketing pode ser caracterizada como propaganda eleitoral antecipada, já que Marinho sugere às mães que votem conscientemente.

Na avaliação do advogado, ainda que não tenha ocorrido pedido de voto explicitamente, a referência dos problemas da cidade vinculada ao nome do prefeiturável pode configurar a tática ilegal. "Se fosse só uma mensagem de Dia das Mães não haveria ilegalidade e poderia ser considerado propaganda pessoal (permitido por lei). Mas pode-se entender que, por uma via transversal, ele fez referência às eleições ao falar indiretamente do programa de governo."

Presidente municipal do PT, Wanderlei Salatiel esclareceu segunda-feira que a veiculação de mensagens sazonais é pratica comum do diretório. "Sempre fizemos esse tipo de saudação. Escolhemos o Marinho porque, depois do presidente Lula, ele é uma liderança política expressiva", justificou.

Salatiel enfatizou ainda, que a mensagem eletrônica não teve qualquer tipo de conotação política. "A própria lei eleitoral diz que antes de 6 de julho poderão ser vinculadas mensagens de felicitação desde que sejam apenas acompanhada do nome do pré-candidato, sem frases relacionadas às eleições."

O líder petista não revelou, no entanto, o valor gasto com o envio das mensagens. Empresas especializadas no serviço afirmaram cobrar, em média, R$ 5 por cada recado automático disparado com qualquer tipo de declaração. Com base em um cálculo hipotético, o PT teria investido R$ 55 mil na estratégia.

Campanha tucana - Petistas afirmaram que o deputado estadual e pré-candidato Orlando Morando (PSDB) também havia utilizado a tática para parabenizar as mães de São Bernardo, mas o parlamentar negou. "Não fiz telemarketing no Dia das Mães. Chegamos a fazer simulação, mas não aprovei o piloto."

A última vez que o deputado veiculou mensagem por telefone foi há um mês, quando fez campanha de prevenção contra a dengue. Mesmo tendo de enfrentar críticas de parlamentares da própria base de sustentação, Morando não teve problemas com a Justiça.

Maleável, o parlamentar afirmou que não pretende pedir interpelação judicial pra julgar o caso. "Cada um tem uma estratégia de marketing, além disso, não tenho mecanismos de prova e não vou perder tempo entrando com a ação."

Por Rita Donato - Diário Online
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