NOTÍCIA ANTERIOR
Ribeirão Pires: sai primeiro resultado do PED na Região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Diadema discute 2° projeto do Minha Casa
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/11/2009 | Política
PT de Santo André desiste de 2º turno e leva Luiz Turco à presidência
O PT de Santo André chegou a um consenso e decidiu, na tarde desta terça-feira (24/11), que Luiz Turco será o novo presidente do partido na cidade. Antônio Padre, que disputaria o segundo turno com Turco, desistiu do pleito em conjunto com Tiago Nogueira e Carlos Sanches, que foram derrotados no primeiro turno. Está descartada, então, a realização do segundo turno, que aconteceria no dia 6 de dezembro.

“Muito se falou em unidade do partido neste processo do PED. Com isso, mostramos com um ato prático a importância da unificação da legenda e já nos prepararmos para os processos eleitorais dos anos seguintes. Se as lideranças, de certa maneira, tivessem esta postura em outros momentos de nossa história recente não seríamos oposição e nem estaríamos desarticulados como estamos hoje”, afirmou Padre.

"Resolvemos isso em prol da unidade do partido em uma reunião democrática, da qual participaram todas as tendências e os apoiadores de todas as candidaturas", disse Turco, que venceu o primeiro turno do PED (Processo de Eleições Diretas) com 47,25% dos votos válidos, seguido de Antônio Padre com 14,69% no domingo (22/11). Cerca de 3,5 mil militantes votaram.

Para Sanches, o principal beneficiado com a decisão é a militância do partido. “Foi uma iniciativa minha, do Tiago e do Padre, após um pedido de reflexão da nossa ex-vice-prefeita Ivete Garcia. Nosso militante não entendia os motivos deste racha recente. Isso é um passo para construirmos a verdadeira unidade e formularmos um projeto político para Santo André”.

A ex-vice-prefeita, Ivete Garcia, que ficou de fora da disputa do PED no primeiro turno para poder tratar da saúde, participou ativamente do processo de unificação. "Enalteço profundamente a postura do Padre. Auxiliei no processo da unidade principalmente porque fiquei de fora do primeiro turno e não apoiei uma candidatura, assim pude participar desta definição do PED de Santo André, que será de grande valor para as duas próximas eleições."

“A militância havia chegado em um ponto insustentável e esperava que se criasse uma nova condição. Estou satisfeito e iremos apostar neste novo processo, que seja capaz de dialogar com a militância”, diz o atual presidente municipal do PT e vereador Tiago Nogueira.

Carlos Alberto Grana, presidente da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e apoiador da candidatura de Turco, acredita que a busca da unidade fortalecerá o PT para as próximas eleições. “Essa união demonstra que o PT de Santo André está retomando seu ambiente e saímos fortalecidos para o processo eleitoral de 2010 e 2012. É um registro histórico, pois a retirada de uma candidatura em prol da unidade ocorreu apenas uma vez, e foi na Capital. Definitivamente isso acaba com o racha da história recente”.

Por Júlio Gardesani - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.