NOTÍCIA ANTERIOR
Petroleiros paralisam refinaria em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Secretaria de Cidadania e Ação Social lança Mauá de Direitos
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/10/2013 | Cidade
PT de Mauá escolhe psicóloga para buscar unidade interna
Nome de consenso para presidir o PT de Mauá pelos próximos quatro anos, Sônia Rodrigues tem a dura missão de conquistar a unidade do partido para definir os candidatos a deputado estadual e federal pela cidade em 2014. São muitos nomes e apenas duas vagas.

O quadro mais incerto é na concorrência pela Câmara dos Deputados. O vice-prefeito e secretário de Habitação, Helcio Silva (PT), é tratado como postulante com apoio do governo para a vaga federal. O titular da Pasta de Serviços Urbanos, Rogério Santana (PT), corre por fora para tentar emplacar seu nome.

Nenhum dos dois parece disposto a abrir mão do desejo para o próximo ano, apesar de a candidatura de Helcio ter sido acertada no ano passado, como parte do acordo para o chefe do Executivo Donisete Braga (PT) concorrer ao Paço no lugar do então prefeito Oswaldo Dias (PT).

Além disso, alguns vereadores e integrantes do primeiro escalão já fecharam apoio a deputados federais do PT que tentarão a reeleição, o que prejudica a unidade do PT municipal.

Para a Assembleia Legislativa, o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), possui um quadro mais confortável. Com apoio do governo, ele trabalha para ter a adesão de outros grupos do PT. O vereador Marcelo Oliveira (PT) ensaiou uma pré-candidatura, mas acabou abdicando para coordenar a campanha de Helcio Silva.

Esse é o cenário que Sônia encontrará no partido. A meta é conseguir a unidade em seis meses – se for eleita, ela assume em janeiro e o registro das candidaturas ocorre no começo de julho. O prefeito Donisete Braga (PT) brincou que Sônia foi escolhida por ser psicóloga. “Somente ela poderá tratar das divergências e potencializar as convergências do partido”, afirmou ontem, durante lançamento da candidatura dela, na sede do PT local.

Paulo Eugenio destacou que a profissão da candidata irá ajudá-la na condução do partido. “Estávamos precisando de uma psicóloga. Ela tem habilidade para conversar com todo mundo”, analisou o secretário.

O chefe do Executivo reiterou que, apesar de a candidata ter apoio da administração, ela não conduzirá a legenda a favor dos colocados pela administração para disputar o pleito do ano que vem. “O nome da Sônia não tem viés de candidatura, não é chapa branca. Espero que essa direção possa fazer todas as discussões com a militância”, ponderou.

A candidata admitiu que o diretório possui arestas que precisam ser aparadas para deixar a legenda pronta para eleição do ano que vem. “A unidade não quer dizer que nós não temos diferença. Só que conseguimos lutar pelo mesmo ideal e isso supera as nossas diferenças”, considerou.

Sônia tem apoio de cinco grupos – o partido é composto por seis correntes. Reinaldo Tchê ainda mantém sua candidatura, apesar de conversar com a atual direção para retirar seu nome até 10 de novembro, data do PED (Processo de Eleição Direta).

DISPUTA EM SÃO PAULO

A conquista do Palácio dos Bandeirantes pelo PT foi tratada em todos os discursos da noite. Donisete falou que o partido em Mauá tem “o dever e a obrigação de ajudar a ganhar as eleições no Estado”.

O vereador José Luiz Cassimiro (PT) foi um dos mais exaltados ao comentar a pré-candidatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao governo de São Paulo. “Já passou da hora de o PT conquistar São Paulo”, esbravejou.

Por Cynthia Tavares - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.