NOTÍCIA ANTERIOR
Escolas de SP cobram taxa ilegal de material escolar
PRÓXIMA NOTÍCIA
ProUni já recebeu mais de 780 mil inscrições; prazo termina hoje
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/01/2011 | Educação
ProUni tem mais de 315 mil inscritos, diz MEC
O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou até as 18h desta sexta-feira (21) 316.910 candidatos inscritos. Eles vão concorrer a bolsas em universidades particulares. As inscrições começaram às 5h desta sexta-feira e seguem até terça-feira (25). O MEC avalia que sistema de inscrição está funcionando bem. O programa oferece 123.170 bolsas, sendo 80.520 integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade, em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o país.

O ministério vai disponibilizar às 3h da madrugada de sábado (22) as notas de corte dos cursos com bolsas oferecidas. A atualização das notas será diária neste horário. A partir do primeiro dia de inscrições, o sistema calcula, durante a madrugada, as notas de corte de cada curso, que podem ser verificadas em caráter meramente informativo pelo estudante. Durante o período em que o sistema estiver aberto para inscrições, o candidato poderá alterar suas opções a partir da observação da nota de corte.

A abertura das inscrições estava prevista para quarta-feira (19), mas foi adiada devido à prorrogação do prazo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para quinta-feira (20). Assim como ocorreu no sistema do SiSU, o MEC garantiu que o site do ProUni - que segue o mesmo modelo - passou por uma manutenção para que novas falhas sejam evitadas. Estudantes relataram que ao acessar o sitema do SiSU entravam em páginas de outros candidatos.

MEC muda início das inscrições no ProUni para sexta-feira Estudante que chegou atrasado em SP queria tentar bolsa no ProUni ProUni registra 315 mil inscrições até 9h30 desta segunda, diz Haddad Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Duas etapas

Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.

Cronograma

O ministério divulgou o novo cronograma do Prouni, prorrogado após a extensão do prazo de inscrições para o SiSU. As inscrições tiveram início nesta sexta e vão até a próxima terça-feira (25), como já havia sido informado.

A divulgação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será no dia 28 de janeiro. A etapa de comprovação de informações e processo seletivo próprio ocorre de 28 de janeiro até 4 de fevereiro. Já o resultado de candidatos pré-selecionados na segunda chamada ficou para 11 de fevereiro, e a comprovação de informações e processo seletivo próprio na segunda chamada está programada para o período de 11 a 17 do mesmo mês.

As inscrições para a segunda etapa serão de 21 a 24 de fevereiro. A divulgação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada sairá em 27 de fevereiro. A etapa de comprovação de informações e processo seletivo próprio ocorre de 28 de fevereiro até 4 de março. O resultado de candidatos pré-selecionados na segunda chamada ficou para o dia 13 de março, e a comprovação de informações e processo seletivo próprio na segunda chamada está programada para o período de 14 a 17 do mesmo mês.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.