NOTÍCIA ANTERIOR
Manifestação em MAUÁ - Comunicado da ACIAM
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festa Junina recebe músico regional
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/06/2013 | Cidade
Protesto em Mauá começa pacífico, mas termina em conflito
Protesto em Mauá começa pacífico, mas termina em conflito Bombas de gás lacrimogêneo foram usadas para dispersar os manifestantes. Foto: Edmilson Magalhães
Bombas de gás lacrimogêneo foram usadas para dispersar os manifestantes. Foto: Edmilson Magalhães
Uma pessoa foi detida por tentar depredar uma loja da Marabraz, na avenida Barão de Mauá

Cerca de 800 pessoas fizeram na noite desta sexta-feira (28/06) um protesto pelas ruas de Mauá, por nova redução das tarifas, para R$ 2,90, e melhores condições do transporte público. Embora inicialmente pacífica, um princípio de confusão ocorreu durante a manifestação após um homem tentar depredar uma loja da Marabraz. Mais tarde, por volta de 20h15, policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar os manifestantes.

Os manifestantes, que no início somavam cerca de 500 pessoas, se reuniram em frente à estação de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) do Centro e seguiram em marcha para a avenida Barão de Mauá. No cruzamento da rua General Osório, os participantes sentaram no chão, bloqueando o trânsito local por um minuto.

Na sequência, um homem entre 25 e 30 anos tentou depredar uma loja da Marabraz, mas foi contido pelos próprios manifestantes. Na confusão, quando os manifestantes tentaram entregar o homem às autoridades, os policiais militares acharam que seriam atacados e houve bate-boca.

Uma mulher que voltava do trabalho e não participava da manifestação foi empurrada por um policial e caiu no chão, se ferindo levemente no rosto. O homem foi detido e levado para o 1º DP de Mauá. Após o mal-entendido ser resolvido, os manifestantes continuaram em marcha pela avenida Barão de Mauá.

Os manifestantes ficaram por cerca de 45 minutos em frente ao Terminal Metropolitano, e as pessoas gritaram palavras de ordem contra as empresas de transporte municipal. Por volta das 19h50, o grupo seguiu pacificamente rumo ao trecho sul do Rodoanel.

O trânsito no Rodoanel foi interrompido pelos manifestantes por aproximadamente 10 minutos. Depois, eles se dirigiram para a Prefeitura. Alguns estouraram morteiros na área do Paço, por volta de 20h. A polícia interveio utilizando bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar os manifestantes. Por volta de 20h30, a situação ficou mais tranquila.

Serviços ruins - Uma das manifestantes, Isabela Fagundes, de apenas 13 anos, foi ao protesto influenciada pelo pai, que é militante político. "Acho que uma tarifa de R$ 3 é muito cara para a qualidade do transporte que temos na cidade", enfatizou.

O estudante Guilherme Agricio, 15, que mora em Ribeirão Pires mas estuda em Mauá, afirmou que o preço da tarifa não é o único motivo que o levou ao protesto. "Todos os serviços oferecidos em Mauá são precários. Em Ribeirão, não há muitas opções, então os moradores recorrem a Mauá, mas as escolas e os hospitais são muito ruins", disse.

* Com informações de Carol Scorce

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.