NOTÍCIA ANTERIOR
Obras do Metrô no ABCD podem começar em um ano e meio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Morando diz que Rodoanel aliviará trânsito em SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/03/2010 | Setecidades
Projeto para metrô no ABC avança
As obras para a implementação do metrô na região podem começar um ano. O projeto funcional que estabelece o traçado por onde deverá passar o transporte, modelo monotrilho Veículo Leve sobre Trilho (VLT), foi apresentado ontem pela Prefeitura de São Bernardo. O estudo foi realizado em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, Metrô São Paulo e Prefeitura de São Caetano. A próxima etapa será a elaboração do projeto básico, que deve levar 12 meses, a fim de que a obra seja iniciada.

Na primeira fase a administração municipal investiu cerca de R$ 1,5 milhão de recursos próprios. O município deverá receber da União nas próximas semanas R$ 27,6 milhões que serão transferidos ao Estado para a continuidade do projeto.

O meio de transporte já tem, inclusive, traçado definido. Sairá da Estrada dos Alvarenga, em São Bernardo, e passará de maneira elevada pela avenida Café Filho; avenida Capitão Casa; viaduto sob a via Anchieta; Terminal Ferrazópolis; avenida Faria Lima; Paço de São Bernardo; avenida Pereira Barreto; avenida Aldino Pinotti; avenida Lauro Gomes; avenida Winston Churchill; Fundação Santo André; Faculdade Mauá (em São Caetano); avenida Guido Aliberti; e Estação Tamanduateí do Metrô, na Capital paulista.

Integração de transporte

“Ganhamos cerca de um ano na viabilização do processo ao assumirmos o custo da organização do projeto funcional com recursos próprios. Conseguimos depois disso viabilizar junto ao governo federal a verba necessária para o próximo passo, que ficará a cargo do Metrô, para, então, depois de concluído conseguirmos definir mais detalhes da obra, como valor total de investimento, data de início e previsão de término”, salientou o prefeito Luiz Marinho, ao comentar que a iniciativa será suficiente para resolver o problema de integração do transporte no município.

O sistema integrará as cidades do ABC à futura estação Tamanduateí do metrô, que funciona atualmente apenas como parada de trem. O traçado terá 23 quilômetros de extensão e contará com 18 estações, partindo inicialmente do Alvarenga e passando pelas principais via da cidade e nas divisas com os municípios vizinhos. O tempo estimado de duração da viagem será de 30 minutos.

Segundo a secretária de Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras, a nova alternativa de transporte beneficiará cerca de 300 mil usuários por dia e 20 mil por hora em horários de grande movimentação. “Não só implementaremos essa nova opção de transporte, como também faremos melhorias nas vias e áreas do entorno. Será estabelecida toda uma qualificação urbana, que inclui desde travessia de pedestres a iluminação pública”, destacou.

Para o prefeito de São Caetano, José Auricchio Junior, “o projeto é um avanço histórico para o ABC. Integra, de fato, a região com o metrô da Capital, algo improvável há alguns anos”.

Por Michele Coutinho - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.