NOTÍCIA ANTERIOR
Assembléia debate nesta terça-feira fraude em urna eletrônica
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vereadores ''batem boca'' sobre aumento de vagas nas Câmaras Municipais
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/12/2008 | Política
Projeto para fiscalizar tortura será enviado ao Congresso em 2009
O coordenador-geral da Secretaria Especial de Combate à Tortura da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Pedro Montenegro, disse nesta segunda-feira que o Executivo vai enviar no próximo ano um projeto para implantar mecanismos de prevenção e combate à tortura ao Congresso Nacional.

O texto, que está na Casa Civil para ajustes constitucionais, prevê a criação de um órgão para fiscalizar a ocorrência de tortura em locais de privação e liberdade.

Durante a última reunião do ano do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, pela manhã, foi feita uma avaliação das atividades do grupo, em especial, do processo para que o Brasil cumpra o compromisso assumido com as Nações Unidas em 2006, quando ratificou a Convenção sobre Tortura.

Segundo Montenegro, a tortura no Brasil ainda é corriqueira, "É lamentável, mas acontece majoritariamente nos locais de guarda do Estado, para obter confissões e castigar os detidos".

O protocolo facultativo da ONU (Organização das Nações Unidas), assinado pelo Brasil, prevê que seja implementado um órgão para fiscalizar, prevenir e combater a tortura em locais de privação de liberdade, como presídios, manicômios e centros de ressocialização.

De acordo com o documento, o órgão terá autonomia, independência e liberdade para entrar em qualquer local de detenção e entrevistar os detidos. O novo local fará ainda um relatório anual e será possível acompanhar a situação desses locais no Brasil.

Caso seja identificada a prática de tortura, será elaborado um relatório com um conjunto de recomendações para sanar o problema. "A idéia é que a União, os estados e os gestores desses órgãos tenham um diálogo construtivo para resolver o problema da tortura no Brasil", afirma Montenegro.

Por Diário Online - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.