NOTÍCIA ANTERIOR
Nova Zona Azul do Parque das Américas em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jogos Municipais do Idoso começam em Mauá nesta terça
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/04/2014 | Cidade
Projeto Marcas da Rua realiza oficinas de grafite e cultura hip hop
Projeto Marcas da Rua realiza oficinas de grafite e cultura hip hop A última oficina de preparação dos moldes aconteceu nesta quinta-feira na ONG Vivacidade. Crédito: Roberto Mourão
A última oficina de preparação dos moldes aconteceu nesta quinta-feira na ONG Vivacidade. Crédito: Roberto Mourão
As ações ocorreram no CAPS AD, CRAS e entidades parceiras. Também houve atividades diretamente nas ruas durante a atuação do Consultório de Rua.

Arte na rua como estratégia de redução de danos. Esse foi o mote utilizado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Mauá para desenvolver um projeto com oficinas culturais como estratégia de redução de danos e produção de saúde a jovens e adolescentes em situação de rua, ou em alta vulnerabilidade social.

“A proposta consiste em oficinas de grafite e cultura hip hop, um campo artístico que dialoga com o cotidiano das ruas, permite uma inserção político-cultural, produção de novas formas de expressão e contestação deixando marcas nos espaços da cidade,” revelam os organizadores ao apresentar o projeto ao Ministério da Saúde.

Com aprovação pelo Ministério, o projeto passou a desenvolver oficinas semanais desde o início de março. As ações ocorreram no CAPS AD, CRAS e entidades parceiras. Também houve atividades diretamente nas ruas durante a atuação do Consultório de Rua.

A metodologia aplicada consiste em fotografar a pessoa atendida pelos serviços que integram a RAPS, tratar a foto em programa específico e na sequência a própria pessoa transfere ao papel cartão. O mesmo atendido é responsável pelo corte para produção do stencil, que é o molde vazado, a ser utilizado para a grafitagem que será realizada no encerramento do projeto.

“A ideia é dar visibilidade para quem está na rua, é sair da invisibilidade deixando marcas deles na cidade. Também tem a questão deles se relacionarem com a própria imagem e o fortalecimento do vínculo que estamos construindo com eles,” explica Marina Decot, coordenadora do Consultório de Rua.

A última oficina de preparação dos moldes aconteceu nesta quinta-feira (17) na ONG Vivacidade, no final da Avenida Portugal, local que também sediará o encontro final que vai ocorrer no sábado (26).

No evento de encerramento do projeto será feita a pintura de uma parede externa da sede da ONG, que ficará com a imagem do rosto dos cerca de 40 participantes das oficinas. O local foi escolhido por estar ao lado de um campo de futebol onde toda semana a equipe do Consultório de Rua reúne os jovens para uma partida de futebol.

Grafitagem, MC’s, música e arte são os temas do encontro que vai começar às 9h. Profissionais do CAPS AD e do Consultório de Rua vão elaborar relatório com planejamento de estratégias para o cuidado de quem esteve envolvido no projeto.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6771 dias no ar.