NOTÍCIA ANTERIOR
Motorista reclama de demora para renovar CNH em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câmara de Mauá aprovará lei sem validade
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/11/2008 | Cidade
Projeto de lei em Mauá dará transparência em compras da Prefeitura
A Comissão de Justiça da Câmara de Mauá deverá receber nesta terça-feira, para análise, o projeto de lei 161/2008, que pretende dar mais transparência aos processos licitatórios realizados pela Prefeitura. Ele prevê a publicação de cartas-convite em jornais de grande circulação na cidade. A idéia é aumentar o número de empresas nas concorrências públicas para execução de obras de até R$ 149,9 mil. Já existe legislação para as modalidades de concorrência, licitações, pregão e tomadas de preço.

Para o presidente da Câmara, Alberto Betão Pereira Justino (PSB), um dos autores do projeto, com a divulgação haverá um "leque maior de possibilidades e análise de preços e com isso a moralização das contratações", afirma. As cartas-convite são solicitações de orçamentos feitas pela Prefeitura à empresas privadas para a realização de obras públicas no valor de até R$ 149.999,99. Nos bastidores, o prefeito Leonel Damo (PV) já deixou claro que não encabeçaria a proposta, mas que se for aprovada pelos vereadores, irá sancionar.

"Normalmente a Prefeitura convida três ou mais empresas para participarem do concurso. As outras nem ficam sabendo", explicou Betão. A escolha da empresa que realizará o projeto é feita com base, principalmente no preço. "O poder público alega que às vezes a obra é pequena e a escolha de três companhias agiliza o processo". Para as modalidades de concorrência, tomadas de preços, concursos, leilão e pregão, já é obrigatório a publicação de edital em jornais de circulação regional.

Antes de ir à votação no plenário, o projeto será analisado também pela Comissão de Finanças. Cada grupo pode ficar até 30 dias analisando a matéria. "Podemos pedir caráter de urgência e levar para a votação antes. Gostaria que fosse ainda neste ano, mas depende da boa vontade dos vereadores. Eu estou do lado favorável à medida", concluiu Betão.

Manoel Lopes (DEM), que faz parte da Comissão de Justiça, afirma que a proposta é de interesse público, mas precisa ser analisada com cautela. "Temos que analisar se o projeto não fere a Lei federal 8.666/93 (conhecida com lei de licitações) que rege sobre o assunto. Há também duas leis municipais que já tratam o tema. É preciso fazer uma consulta antes de tomarmos uma decisão, mesmo porque o projeto será apresentado somente nesta quarta-feira (nesta terça-feira)."

Por Cristiane Bomfim - Diário do Grande ABC / Foto: www.skyscrapercity.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.