NOTÍCIA ANTERIOR
Bendita Sanduicheiria marca presença no Festival Sabores na Rua
PRÓXIMA NOTÍCIA
Carne vencida é apreendida no Extra
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/03/2015 | Setecidades
Projeto da USCS fará raio X das águas da Billings
Projeto da USCS fará raio X das águas da Billings Por meio do projeto Expedição Billings, serão realizadas análises de toda a extensão da represa, com objetivo de fazer diagnóstico de problemas e apontar soluções.
Por meio do projeto Expedição Billings, serão realizadas análises de toda a extensão da represa, com objetivo de fazer diagnóstico de problemas e apontar soluções.
Por meio do projeto Expedição Billings, serão realizadas análises de toda a extensão da Represa, trazendo os problemas e possíveis soluções para sua utilização.

No dia 30/3 (segunda-feira), o eco esportista Dan Robson inicia sua rota por toda a represa Billings. Dan percorrerá um trajeto de 450 km, divididos em 35 dias, com locais e percurso estabelecidos por uma equipe técnica.

Trata-se do projeto Expedição Billings, idealizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que pretende realizar um diagnóstico ambiental do reservatório, por meio de análises físico-químico e microbiológicas, bem como de percepção ambiental. O objetivo da Expedição é que, com um estudo sobre a qualidade dessas águas, se possa posteriormente, discutir soluções para sua utilização. Os resultados, então, serão encaminhados às autoridades competentes de cada município da região.

À frente do projeto está a bióloga, especialista em recursos hídricos e professora da USCS, Marta Ângela Marcondes. A equipe técnica do projeto é formada por profissionais das áreas ambiental, jurídica e de comunicação social.

Segundo a Profª Marta Marcondes, a ideia para o projeto surgiu com base nas atividades já desenvolvidas por ela e um grupo de estudos dos reservatórios da região, conhecido hoje como Projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos). “Com a crise hídrica na região metropolitana de São Paulo, foi anunciada a possibilidade de maior uso da Represa Billings para suprir outros sistemas da região, como alto Tietê e Guarapiranga. Para isso, o estudo dessa água, em um curto espaço de tempo é de suma importância”. A previsão para identificação dos problemas e potencialidades do reservatório é de 3 meses.

Após coleta e análise das amostras, relatórios semanais serão disponibilizados no hotsite do projeto (www.uscs.edu.br/sites/projetobillings) e no site da Universidade (www.uscs.edu.br). A partir dos resultados, o grupo pretende promover seminários nos municípios, na intenção de que a sociedade civil possa participar da busca de soluções para os problemas encontrados.

ABERTURA DO PROJETO
Para marcar o início da Expedição, serão realizados dois eventos:
22/3 (domingo): Encontro de Lançamento do Projeto na Mídia
No encontro será realizada uma remada simbólica com canoa havaiana, caiaque e stand up paddles com alunos da Equipe Makani e da USCS e a participação de Dan Robson com o caiaque que utilizará no projeto.
Público: Autoridades dos municípios, imprensa, ONGs, entidades relacionadas, representantes de universidades da região e demais interessados. A responsável pelo projeto, profª Marta Marcondes estará no local para atender jornalistas.
Local: Sede Náutica da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo.
Rua Portugal, 891. Bairro Estoril, Riacho Grande, São Bernardo do Campo.
Horário: A partir das 10h.

30/3: Seminário Expedição Billings
Público: Universitários, autoridades e demais interessados.
Local: Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Campus Centro. Rua Santo Antônio, 50, Centro, SCS.
Horário: a partir das 19h.
Presença de Dan Robson, após o primeiro dia de expedição, juntamente com outros profissionais da área ambiental para ceder mais informações técnicas sobre o projeto, bem como atender a dúvidas do público.

APOIOS
O projeto, idealizado pela USCS, tem o apoio das empresas Conasa, ProMinent Brasil, CTQ Análises Químicas e Ambientais e Equipe Makani.

Por USCS - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.