NOTÍCIA ANTERIOR
Microsoft adquire britânica Multimap
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hungria lança seu primeiro romance por SMS
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/12/2007 | Tecnologia
Projeto da FEI propõe mobilidade a portador de distrofia muscular
Um equipamento que auxilia portadores de distrofia muscular a realizar movimentos com maior facilidade promete melhorias na qualidade de vida e na auto-estima dos pacientes. Composto por sensores, o projeto permite que o usuário do produto possa caminhar, acomodar-se com maior facilidade, diminuindo o surgimento de feridas causadas pela falta de circulação sanguínea.

Batizado de PODI (Projeto de Órtese Dinâmica), o trabalho é uma das atrações da XXI ExpoMecPlena (Exposição dos Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica) do Centro Universitário da FEI, que acontece nesta quarta-feira, a partir das 19h, no ginásio de Esportes do campus SBC (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção).

O aparelho consiste em uma órtese (aparelho que auxilia membros deficientes), direcionada para portadores de distrofia nos membros inferiores. Equipado de atuadores e sensores, é o próprio PODI que realiza o esforço para o paciente, suprindo a sua incapacidade muscular. Os benefícios vão desde a diminuição de dores na coluna do usuário até a prevenção de inflamações como bursite.

O produto é novidade no Brasil. A idéia dos alunos em elaborar o projeto surgiu após muita pesquisa. "Descobrimos que existem apenas protótipos desse tipo, em países como Japão e Estados Unidos, mas nada é voltado para portadores da distrofia muscular", explica Fábio Henrique Rossi, um dos oito componentes do grupo que elaborou o PODI. Cada equipamento tem o custo estimado em R$ 22 mil. A exibição do projeto será no próprio dia 12, por meio de vídeos e fotos.

Por Diário Online - Agências
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.