NOTÍCIA ANTERIOR
Reciclagem garante aumento de renda e oportunidades a catadores de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mais de 7 mil estudantes se cadastraram no passe escolar gratuito em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/02/2015 | Cidade
Projeto Cultuar retoma atividades em 2015
Projeto Cultuar retoma atividades em 2015 Projeto Cultuar retoma atividades e recepciona alunos em noite especial. Crédito: Roberto Mourão
Projeto Cultuar retoma atividades e recepciona alunos em noite especial. Crédito: Roberto Mourão
O projeto, implantado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Mauá, tem como objetivo aperfeiçoar o talento de moradores da cidade nas áreas de dança, teatro e música

Os alunos do Projeto Cultuar retornaram às aulas nessa segunda-feira (23) após um breve período de descanso. Depois de uma recepção calorosa, os alunos puderam narrar um pouco de suas histórias ao público presente e, junto dos professores, refletir sobre o futuro que esperam.

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Waldir Luiz, felicitou os alunos pelo início dessa nova etapa. “Quero parabenizar a todos pelo esforço e trabalho que vem sendo realizado. Vejo que vocês já refletem e caminham com muito mais solidez. Torço muito para que esse grupo alimente cada vez mais a cultura da cidade”.

O projeto, implantado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer em 2014, tem como objetivo aperfeiçoar o talento de moradores da cidade nas áreas de dança, teatro e música, dando continuidade à formação iniciada nas Oficinas Culturais. Os cursos têm duração de dois anos, com três aulas por semanas e são ministrados no período noturno. O curso de música é destinado aos maiores de 13 anos, e os de teatro e dança abertos aos maiores de 16 anos. A seleção dos participantes foi efetuada por meio de provas de percepção, entrevistas e testes.

David Casanova, 20 anos, estuda teatro dentro do projeto e recentemente fundou sua própria Cia de artes, a Anônimos do Teatro. “O Cultuar me deu uma base sólida para que eu pudesse ser aquilo que realmente desejo. Aqui tive a oportunidade de firmar parcerias e agora sei que já posso andar com minhas próprias pernas”, declarou.

O professor de teatro, Marcos Nascimento, reconhece essa capacidade latente em cada aluno e explica que o Cultuar é apenas o começo dessa iniciação artística. “O projeto é apenas o início da trajetória artística desses jovens, mas fundamental para o desenvolvimento e a descoberta de suas habilidades. Aqui nós pensamos na arte como um projeto de vida que possa servir como instrumento de socialização e aprendizado”, disse. A Orquestra Popular de Munícipes fechou a noite com apresentação instrumental de músicas populares.

VAGAS ABERTAS - As oficinas culturais ainda estão recebendo inscrições para as 18 atividades oferecidas em diferentes pontos da cidade. Estão disponíveis 3.700 vagas, dentre elas contação de histórias, teatro, artes plásticas, artesanato, jazz e dança contemporânea, dança de rua, dança de salão, hip hop, violão, canto coral, viola brasileira, acordeom, dança do ventre, dança circular, DJ e MC, break, grafite e circo.

Desde 2013, a Prefeitura de Mauá descentralizou as Oficinas Culturais. Agora elas são realizadas em 23 espaços abertos em parcerias com associações, sociedades amigos de bairro e demais entidades, além da própria sede das Oficinas na Vila Bocaina.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.