NOTÍCIA ANTERIOR
Adolescente acusa seguranças do Mauá Shopping de agressão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Para Colegiado, Saúde avançou em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/12/2013 | Cidade
Projeto Cora Comunidade de Mauá encerra atividades de 2013
Projeto Cora Comunidade de Mauá encerra atividades de 2013 Curso de cabeleireira foi uma das atividades que reuniu cinco mil pessoas no Cora Comunidade  Crédito: Antonio Gil/PMM
Curso de cabeleireira foi uma das atividades que reuniu cinco mil pessoas no Cora Comunidade Crédito: Antonio Gil/PMM
Objetivo alcançado foi a participação efetiva dos moradores no uso e conservação dos espaços públicos

Cursos de cabeleireiro e manicure, plantio de jardim, pomar e horta comunitária, oficinas de esportes, jornal comunitário, bailão, hip hop e outras atividades. Este é um resumo da gama de ações realizadas no projeto Cora Comunidade, criado em junho e que encerrou as atividades do ano no último sábado (14). O Cora Comunidade é o resultado de uma pesquisa realizada por funcionários da Escola Municipal Cora Comunidade, localizado no Jardim Bom Recanto, com 100 moradores para identificar o que eles consideravam importante para melhorar o local.

Então, em junho, surgiu a parceria entre a Associação de Pais e Mestres e a Secretaria de Educação de Mauá para desenvolver o projeto e estimular o protagonismo social e desenvolvimento local. A metodologia foi valorizar os talentos locais e incentivar o bom uso dos espaços públicos, inclusive do teatro, biblioteca, as salas multiuso e a quadra da escola. A ferramenta foi ampliar a oferta de atividades culturais, educativas, esportivas e de lazer.

Com as ações, cinco mil pessoas, em 100 oficinas realizadas em seis meses, puderam realizar atividades profissionalizantes, culturais, esportivas, de saúde, em todas as faixas etárias, principalmente aos finais de semana, quando a escola não estaria em uso pelos estudantes.

Na festa de encerramento, realizada no sábado (14) e domingo (15), os participantes puderam conhecer um pouco da história da escritora Cora Coralina, por meio de uma animação produzida pelo Governo do Estado de Goiás, dirigido por Rosa Berardo. Esta atividade foi idealizada pelo Cine Clube do projeto, que exibiu aos sábados, no decorrer do projeto, filmes, documentários e animações. “Foi muito legal participar. A maioria das pessoas não tem condições de ir ao teatro ou ao cinema e foi muito importante trazer estes materiais à comunidade”, explicou a jovem Mari Mel, uma das parceiras na organização da festa e pelo desenvolvimento d Mala de Leitura, um projeto da Secretaria.

Outro atividade foi uma performance da professora Marilene e alunas do curso de cabeleireira, com realização de penteados e decoração de unhas. Ao final, as alunas receberam o certificado de conclusão do curso.

Também aconteceram a Biblioteca Itinerante, shows de dança, campeonato e distribuição de medalhas. Segundo Raquel Quintino, socióloga e coordenadora do Cora Comunidade, “é um projeto piloto com o objetivo desenvolver a arte e educação voltados ao protagonismo social e desenvolvimento local. Agora, vamos incentivar que o projeto tenha autonomia e siga conduzido pela comunidade.”

“Eu vinha todos os finais de semana fazer as unhas e participar das aulas de dança. Meus filhos fizeram a escolinha de futebol e o curso de cabeleireira”, disse Vera Lúcia Antunes dos Santos. “O projeto é inspirado na pedagogia de Paulo Freire, na perspectiva de promover uma cidade educadora, visando à democratização da sociedade e a descentralização dos equipamentos e serviços públicos, além do fortalecimento dos conselhos escolares, grêmios estudantis e associações de bairro”, explicou a secretária de Educação, Lairce de Aguiar.

A Escola Municipal Cora Coralina tem 1300 alunos, inclusive na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e foi certificada pelo Programa das Escolas Associadas à Unesco (ONU), desde 2003

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.