NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá registra deficiência orçamentária de R$ 16,1 milhões
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá pede autorização da DAEE para limpeza de córregos
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/07/2011 | Cidade
Projeto Carta estimula interesse pela escrita e leitura em Mauá
Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) participam de iniciativa e resgatam a comunicação manuscrita e a troca de experiências

“Querido José Maurício:

Como estás? Quero muito te conhecer pessoalmente. Estou lhe escrevendo para que você também me conheça um pouco. Gosto de ir ao cinema, em festas...”

Foi expressando no papel os próprios sentimentos e expectativas na vida que Josefa Bernardo dos Santos começou a sua carta. Aos 53 anos, ela é aluna da 4ª série da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Municipal Clarice Lispector, na Vila Bocaina, em Mauá.

A correspondência, enviada a um colega em outra unidade de ensino, foi escrita por meio do projeto Carta, uma iniciativa da Secretaria de Educação, desenvolvido no primeiro semestre deste ano. “Pensei sobre as várias maneiras que poderia colocar o que pensava no papel. Foi uma ótima experiência”, disse Josefa, que confessou ter ficado indecisa sobre o que dizer para alguém que ainda não conhecia.

“Achei tudo muito interessante, afinal, pude aprender e trocar ideias com outras pessoas”, acrescentou a estudante. A exemplo de outros alunos, Josefa nem sabia escrever o nome, mas com a alfabetização foi promovida de faxineira a encarregada da limpeza na empresa onde trabalha. Moradora do Jardim Oratório, ela reserva parte do tempo livre para os estudos.

Direcionado aos professores-coordenadores, professores e estudantes do EJA, de 1ª a 4ª série, o projeto Carta trabalhou o resgate da comunicação manuscrita, técnicas e valorização da língua, a formação dos profissionais, a integração, a troca de experiência e o despertar do interesse pela leitura e escrita.

Alguns estudantes aproveitaram a oportunidade e endereçaram cartas ao prefeito Oswaldo Dias, com sugestões e agradecimentos. “Vimos, por meio desta, agradecer pelos materiais escolares. Eu adorei todos”, dizia uma das correspondências, referindo-se às novas possibilidades que a educação abriu para os 145 alunos que participaram do projeto Carta.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.