NOTÍCIA ANTERIOR
TV retrô exibe imagens em cores, preto e branco ou sépia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Banda larga popular da Telefônica é mais veloz que a da Net
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/01/2010 | Tecnologia
Programas leitores de tela permitem navegação na rede para cegos
Graças aos programas leitores de tela, aproveitar o que há na internet também é possível para quem não enxerga. Uma voz, às vezes robótica e fanha demais, lê tudo o que está na tela e, em alguns casos, o software pode traduzir o que está na página para uma espécie de teclado que reproduz o sistema de linguagem braile.

Uma opção é o Jaws, vendido pelo Laratec (www.laratec.org.br), a parte tecnológica da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.

A licença de instalação sai caro (R$ 2.400), mas o programa é adaptável e, com ajustes, pode ler softwares específicos de empresas, segundo Leonardo Gleison, técnico em tecnologia assistiva do Laratec. Gleison não enxerga desde 2002 e considera os leitores uma "janela aberta para o mundo".

Já Antonio Carlos Grandi, deficiente visual há dez anos, coordenador e instrutor de informática da Fundação Dorina Nowill, defende o uso do VirtualVision, que também sai caro, por R$ 1.800 (www.micropower.com.br). Grandi diz que o programa é bom para ler softwares como o Microsoft Word, o Excel, o Outlook e o Internet Explorer.

Segundo Gleison, cada um é acostumado com um programa e sua voz. No início, a leitura é feita em velocidade menor, mas com a adaptação a voz fica tão rápida que quem enxerga não consegue entender. Os comandos são feitos no teclado.

Uma opção gratuita é o NVDA, um software visto como "quebra-galho" pelos entrevistados. Segundo Gleison, o programa tem dificuldades em ler tabelas e tem uma voz de entendimento ruim. Grandi o destaca como opção para deixar instalado em um pendrive e usá-lo em qualquer lugar.

Os três programas rodam em Windows e têm um problema: não podem ler as imagens. Assim, parte da navegação na internet é perdida. Mas Grandi afirma que alguns sites podem ser mais acessíveis se descreverem as imagens da página e os campos de formulários colocados neles.

Por Amanda Demetrio - Folha de São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.