NOTÍCIA ANTERIOR
Dell começa a vender computador no Wal-Mart
PRÓXIMA NOTÍCIA
eBay substitui diretor do Skype e paga milhões para concluir compra
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/09/2007 | Tecnologia
Programa identifica estados de ânimo de usuário de computador
A ternura, a tristeza, a resignação ou o ressentimento de quem conversa através do computador agora podem ser identificados por meio de um software desenvolvido por engenheiros chilenos, uma novidade que pode mudar de maneira radical os sistemas de troca de mensagens instantâneas.

O programa, criado pelos engenheiros Roberto González e Edmundo Leiva, pode detectar em tempo real sete emoções - ternura, tristeza, alegria, surpresa, medo, repulsa e neutralidade - e quatro estados de ânimo básicos: resignação, ressentimento, tranqüilidade e ambição.

O software funciona de maneira simples. Uma webcam capta imagens do rosto do usuário, que, em seguida, são processadas. Em uma fração de segundo, aparece um desenho na tela do computador indicando o estado de ânimo expressado naquele momento pela pessoa fotografada.

Já existem outros sistemas que reconhecem emoções, mas, segundo os próprios criadores, as vantagens do software chileno são a captação dos estados de ânimo, mais duradouros que as emoções, e o fato de não exigir muitos recursos de informática.

"Não há registro de um sistema similar capaz de registrar estados de ânimo", afirmou Leiva. Segundo ele, o programa acerta, em média, em 71% das vezes. "Ainda que a efetividade não seja 100%, porque para isso seria necessário medir outros fatores biométricos como o suor ou a respiração, o resultado nos deixa muito satisfeitos, já que às vezes nem os homens conseguem identificar seu próprio estado de espírito", acrescentou o engenheiro.

O software foi desenvolvido a partir de uma base de dados com milhares de rostos elaborada por especialistas, com fotos de pessoas de diferentes raças, culturas e gêneros. Segundo Roberto González, o sistema pode ser modificado para incorporar novas emoções e estados de ânimo.

O programa, segundo seus criadores, tem múltiplas aplicações, sobretudo nas mensagens instantâneas e nos jogos. Quanto à percepção de emoções, estaria um degrau acima das videoconferências ou webcams e seria muito mais eficiente em forma gráfica do que os atuais 'emotions'.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.