NOTÍCIA ANTERIOR
AME de Mauá comporta Farmácia de Remédios de alto custo
PRÓXIMA NOTÍCIA
SESI Mauá apresenta espetáculo de dança Tango Sob Dois Olhares
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/08/2015 | Cidade
Programa Hortas Orgânicas insere crianças no campo
Programa Hortas Orgânicas insere crianças no campo Mauá insere crianças no universo do campo com programa de Hortas Orgânicas. Crédito: Evandro Oliveira
Mauá insere crianças no universo do campo com programa de Hortas Orgânicas. Crédito: Evandro Oliveira
Iniciativa da Secretaria de Educação de Mauá é realizada em 15 escolas com atuação de várias secretarias de governo

Com as mãozinhas deliciosamente sujas de terra, crianças de quatro a seis anos de idade se divertem aprendendo a plantar hortaliças em um canteiro localizado no Jardim Guapituba, em Mauá. A imagem desta segunda-feira (10) é de alunos da Escola Municipal Samir Auada, uma das quinze inseridas no programa Hortas Orgânicas. O objetivo do programa capitaneado pela Secretaria de Educação é proporcionar imersão didática às crianças habituadas a um mundo urbanizado onde se encontra tudo pronto no mercado mais próximo. Além, obviamente, de estimular hábitos saudáveis, uma vez que não há adição de agrotóxicos no plantio.

“Pelo fato de a terra ser preparada de forma natural, apenas com húmus, a colheita será possível 60 dias após o plantio”, explicou Sivaldo Pereira dos Santos, enquanto ensinava as crianças a encaixar mudas de alface, escarola e almeirão em buraquinhos preparados na terra.

O programa tem suporte das secretarias de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Trabalho e Renda, além de parceria com a Odebrecht Ambiental e a autarquia SAMA em relação às chamadas hortas suspensas, sustentadas em tubos de PVC. Tais tubos são fornecidos pela concessionária do serviço de coleta e tratamento de esgoto no município. Hortas suspensas estão presentes em três escolas.

As hortas orgânicas contam com diversos tipos de hortaliças, que os alunos aprendem a cultivar desde a germinação da semente até o ponto de colheita. Todas as etapas do projeto são acompanhadas de perto pelos alunos, professores e equipe do projeto.

“Após a colheita, as hortaliças cultivadas pelos alunos são servidas nas refeições que eles têm nas escolas. Além disso, os alunos levam para casa e mostram aos pais”, explica Sandra Chinchio, responsável pelo departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Mauá.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.