NOTÍCIA ANTERIOR
Trabalhador negro recebe menos no Grande ABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Salão das Noivas mostra tendências e oferece descontos de 30%
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/11/2013 | Economia
Programa de Santo André dá novo fôlego aos comércios nos bairros
Programa de Santo André dá novo fôlego aos comércios nos bairros O programa Fomento ao Comércio de Bairro foi retomado pela Prefeitura de Santo André no começo deste ano Foto: Adonis Guerra
O programa Fomento ao Comércio de Bairro foi retomado pela Prefeitura de Santo André no começo deste ano Foto: Adonis Guerra
Casas antigas dão lugares a grandes edifícios; bairros têm de oferecer novos serviços e opções de compra com mais moradores

Os centros comerciais nos bairros do ABCD ampliaram nos últimos anos, ganharam franquias, agências bancárias e lojas de grandes redes de supermercados. Dada a importância econômica do setor, a maioria das Prefeituras da Região criou projetos para fortalecer esses pequenos negócios. Em Santo André, um antigo programa foi retomado no início deste ano e agora recebe mais fôlego com a experiência de 20 anos de Sebrae (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) de Josephina Irene Cardelli, a nova coordenadora do programa de fomento ao comércio de bairro.

Os bairros expandiram, ganharam arranhas céus, que abrigam centenas e famílias. As casas antigas cedem espaço para pequenos ou grandes prédios residenciais. Com isso, os micro centros de comércio, que se resumiam na padaria, no açougue, farmácia ou na banca de jornal, se estenderam para uma grande avenida de empreendimentos dos mais variados segmentos. O que antes era residência, agora atua como um pequeno negócio.

Lojas de roupas, calçados, tecidos, presentes, material de limpeza, de construção, óticas, pizzarias, floricultura, bazares, entre muitos outros negócios e serviços que nasceram nas últimas décadas e não param de surgir a cada renovação dos bairros. A rua Vieira de Carvalho, na Vila Santa Terezinha, a avenida Itamarati no Curuçá, a rua Carijós na Vila Alzira, entre tantas outras são exemplos dessa mudança e expansão.

O programa Fomento ao Comércio de Bairro foi retomado pela Prefeitura de Santo André no começo deste ano. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou reuniões com os comerciantes de Santa Terezinha e Vila Luzita para ouvir as sugestões e reclamações. Neste mês voltou com as respostas e cronogramas de ações. “Reunimos todas as secretarias que podem influenciar no desenvolvimento do comércio. E para o ano que vem já devemos adotar algumas ações mais a médio e longo prazo”, explicou Josephina.

Coordenadora do programa desde outubro, Josephina planeja fomentar também a melhoria interna dos negócios, como na gestão, vitrines, entre outros. Com a bagagem de 20 anos de trabalho no Sebrae, está disposta a tornar os pequenos empreendimentos mais atrativos e modernos.

Rosângela Acencio, sócia da Lilly Modas, loja de roupa infantil de Santa Terezinha, afirmou que a iniciativa da Administração deve melhorar seus negócios. “ Eles (prefeitura) estão demonstrando vontade em nos ajudar em diversos âmbitos. Estão nos ouvindo e aceitando sugestão”, disse.

Com isso, os comerciantes na Vieira de Carvalho conseguiram adiar o início das obras de recapeamento da avenida, previsto para este mês. Caso começassem agora, a via seria interditada o que causaria impacto nas vendas do Natal.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.