NOTÍCIA ANTERIOR
Professores que tiraram zero em exame poderão dar aulas em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Concurso para professor em São Paulo ainda não tem data
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/02/2009 | Educação
Professores protestam contra a falta de profissionais no ensino público
Cerca de 500 professores, segundo as contas dos organizadores, participaram nesta quarta-feira (11) de um protesto em frente à sede da Secretaria estadual de Educação, no Centro do Rio. O principal motivo da manifestação foi a falta de professores na rede de ensino estadual do Rio. O Sindicato estadual dos profissionais de educação do Rio (Sepe) estima que haja um déficit de 20 mil docentes no ensino estadual.

A Secretaria de Estado de Educação discorda que haja falta de profissionais de educação nas escolas e argumenta que basta melhor alocar os professores nas instituições. A secretaria diz que muitos docentes assumem uma carga horária elevada em projetos complementares, o que pode ocasionar falta de professores em algumas escolas.

Ainda de acordo com a secretaria, os colégios que tem projetos complementares terão que receber a aprovação da Subsecretaria de Ensino para continuarem existindo. Segundo a secretaria, se comprovado que o projeto é capaz de enriquecer o currículo sem gerar carência na grade normal – e consequentemente, prejuízos aos alunos – serão autorizados a continuar.

Comissão

Uma comissão de professores que estava no protesto foi recebida pela secretaria que assinou um acordo para melhorar a alocação dos docentes nas escolas.

O Sepe informou que criou uma pauta de reivindicações para a secretaria. No documento, os professores pediram concurso público imediato para o preenchimento das vagas, o fim do remanejamento arbitrário de professores e funcionários, a autonomia pedagógica para as escolas e a carga horária de 30 tempos de aula por semana para os alunos.

Por G1, no Rio
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.