NOTÍCIA ANTERIOR
Projeto no Senado dobra cotas em federais
PRÓXIMA NOTÍCIA
Maioria das universidades rejeita proposta de reajuste
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/07/2012 | Educação
Professor Drauzio Viegas recebe título de ''Emérito'' da Medicina ABC
Há quase 40 anos na FMABC, o Titular de Pediatria despediu-se das aulas, mas continua prestando consultoria em humanização e bioética

Professor de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina do ABC de 1974 a 2011, Dr. Drauzio Viegas terá a carreira acadêmica e a dedicação à assistência humanizada homenageadas na próxima quinta-feira (2 de agosto). A partir das 9h, o Anfiteatro David Uip, no prédio CEPES do campus universitário, receberá alunos, médicos, residentes e colegas docentes para entrega do título de “Professor Emérito” da FMABC. A solenidade também contará com palestra do Diretor de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dr. Milton Macedo de Jesus, que abordará o tema “Direitos da Criança e Valorização do Pediatra”.

Aposentado por idade em 2011, conforme regimento interno da Faculdade, Dr. Drauzio deixou o cargo de Titular de Pediatria e logo foi convidado a iniciar programa amplo na mantenedora Fundação do ABC. O professor comanda hoje consultoria em humanização e bioética tanto nos hospitais administrados pela FUABC como na própria FMABC.

Em quase 40 anos de trabalho, o pediatra tornou-se um dos mais respeitados e prestigiados mestres da FMABC. Prova disso é que, mesmo após deixar o comando da cadeira de Pediatria ano passado, não foi esquecido pela comunidade acadêmica docente e discente. Em abril de 2011, o Departamento de Pediatria preparou homenagem surpresa ao professor, com depoimentos de amigos e familiares, incluindo a esposa Maria Cecília de Medeiros Viegas, a Margot, filhos e netos.

No mesmo ano, em agosto, foi a vez do corpo discente reconhecer a dedicação de Viegas. Na abertura da 36ª edição do Congresso Médico Universitário do ABC (Comuabc), Dr. Drauzio recebeu o título de primeiro “Profissional Homenageado” do evento. Segundo o então Presidente do congresso, Stephan Sperling, a escolha do professor ocorreu “porque, além de ser um excelente profissional, ele está sempre ao lado dos alunos, apoia os projetos discentes, ensina e incentiva a humanização junto aos estudantes”.

Carreira de sucesso: Formado há 54 anos, Dr. Drauzio Viegas já lançou livros como “Em Busca da Humanização”, “ABC na Pediatria - Manual Prático para Consultório” e “Brinquedoteca Hospitalar - Isto é Humanização”. Em 2010, coordenou em parceria com Dra. Denise de Oliveira Schoeps a primeira edição do Manual de Puericultura do Departamento de Pediatria da FMABC – publicação que trata especificamente de prevenção e diagnóstico precoce em pediatria, elaborada exclusivamente por professores, preceptores e colaboradores da Faculdade.

Mais afastado do dia a dia das salas de aula, hoje o professor se dedica a três áreas nas quais se tornou especialista durante a carreira: humanização, bioética e brinquedotecas. Entre as atividades na consultoria à Fundação do ABC estão cursos de humanização nos hospitais e coordenação de comitês de bioética. Os cursos são destinados a toda a equipe de saúde e até mesmo aos pacientes, familiares e acompanhantes, que podem participar das reuniões, trazer sugestões, queixas, elogios e demandas. “Procuramos criar ambiente informal, para que todos se sintam à vontade para participar e trocar experiências. Cada um deve entender a humanização e disseminá-la no hospital e fora dele. Atuar com sensibilidade, ouvir, procurar entender as necessidades e então ajudar”, detalha Dr. Drauzio Viegas, que considera: “A medicina começou com pouco conhecimento e atingiu nível altíssimo. Agora é o momento de parar e refletir. Temos que formar novos profissionais e atualizar conhecimentos para a realidade atual. É fundamental que nos tornemos pessoas novas, profissionais novos. E, acima de tudo, com sensibilidade”.

No campo da bioética, além de aconselhamento à direção do hospital sobre como lidar com casos mais extremos de pacientes, os comitês de bioética têm como missão orientar familiares e o próprio paciente internado sobre o lado moral da vida. Muitas vezes, em estado de desespero, o paciente não quer se submeter a determinados procedimentos ou então é a família que se opõe a tratamentos tecnológicos que não oferecem mais solução a determinada enfermidade, explica Dr. Drauzio. “É aí que orientamos e confortamos”, acrescenta. Se houver casos urgentes, o grupo é convocado fora da reunião mensal. Também acompanha a decisão que o gestor hospitalar dá aos casos, para saber se a assessoria está dando resultados.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.