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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/03/2014 | Cidade
Produzido em Mauá, blindado Gladiador expõe as suas armas
Veículo militar feito no ABCD é aposta de fabricante local para o mercado bélico nacional e internacional

Diariamente, as fábricas de automóveis do ABCD despejam no mercado milhares de veículos. São comercializados desde pequenos hatches até caminhões extrapesados. Não poderia ser diferente para uma região que é o berço da indústria automotiva nacional. Mas nenhum modelo chega perto do Gladiador, um veículo blindado leve 4x4 projetado e construído pelo Grupo Inbrafiltro, de Mauá. Nesta edição, o ABCD MAIOR avaliou a versão voltada para as forças policiais.

O desenho do Gladiador assusta. O modelo chega a lembrar os veículos dos filmes de ficção científica. Não é de se estranhar o comportamento de espanto de quem viu o veículo circulando durante o passeio feito pela reportagem. E as características técnicas correspondem exatamente a esse perfil intimidador.

“Tecnicamente ele não é um automóvel normal. É um equipamento bélico que depende da autorização do Exército para circular livremente”, explica Alessandro Vieira Ramos, coordenador do departamento de engenharia da Inbra Filtro.

Mesmo a versão policial — mais simples que a destinada às forças armadas — tem blindagem com capacidade para resistir a tiros de fuzil e até de metralhadora calibre .30, além de pneus run flat, que permitem a rodagem mesmo quando vazios.

Nos veículos militares a utilidade sempre se sobrepõem ao conforto. E isso pode ser notado ao entrar na cabine. Essa, aliás, é uma tarefa que exige bastante força. As três portas, feitas em aço blindado no lugar dos compostos sintéticos utilizados nas blindagens civis, são pesadas até na hora de girar a maçaneta. O mesmo pode ser dito das duas escotilhas de escape no teto do veículo.

Apesar de amplo e com capacidade de transporte de até oito ocupantes, o interior do Gladiador é quase claustrofóbico. Além do parabrisas e das janelas dos passageiros dos assentos dianteiros, a única maneira de olhar o mundo exterior é por cinco pequenas aberturas na lataria.

Todas as frestas têm vidro de 57 milímetros. O único luxo é o necessário ar-condicionado, já que a cabine esquenta muito rapidamente debaixo de sol.

AVALIAÇÃO

O Gladiador é montado sobre um chassi construído pela fabricante gaúcha Agrale especialmente feito para o modelo. Para mover o conjunto, é utilizado um motor turbodiesel quatro cilindros de 4.800 cm³ de cilindrada que gera uma potência de 185 cv. A transmissão é a automática Allisson LCT 1000 de seis marchas, a mesma utilizada nos jipes Humvee do exército dos Estados Unidos.

O posto de pilotagem lembra o de um caminhão, com instrumentos compartilhados com outros veículos produzidos pela Agrale. O modelo surpreende pela rodagem que não é tão dura quanto sugerem os grossos pneus blindados. Está longe de ser confortável, mas está próximo do comportamento encontrado em alguns veículos de carga civis.

Com 4,49 m de comprimento e peso de 6.500 quilos, o blindado mostra valentia dentro e fora do asfalto. O veículo atinge até 114 km/h.

MERCADO

O blindado tem preço inicial de US$ 300 mil, valor que pode mais que dobrar dependendo do equipamento opcional a ser instalado e que pode incluir até uma torre de metralhadora.

Atualmente na fase final de testes, o Gladiador participa de uma concorrência do Exército Brasileiro que prevê a compra de até 200 unidades de um veículo blindado leve a ser utilizado na vigilância das áreas fronteiriças e no combate ao contrabando e ao narcotráfico. Além disso, o fabricante já foi procurado por forças policiais de todo o País, da América Latina e até do Oriente Médio.



Por Evandro Enoshita - ABCD Maior
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