NOTÍCIA ANTERIOR
Conta de luz irá cair mais que o anunciado pelo governo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Confira o desconto na tarifa de luz para cada distribuidora de energia
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/01/2013 | Economia
Produção de novo modelo de veículo na Ford impulsionará indústria na Região
Produção de novo modelo de veículo na Ford impulsionará indústria na Região Produção da fábrica de São Bernardo terá nova linha de modelo nacional. Foto: Arquivo ABCDMAIOR
Produção da fábrica de São Bernardo terá nova linha de modelo nacional. Foto: Arquivo ABCDMAIOR
Investimento na fábrica de São Bernardo foi negociada pelos trabalhadores, nova linha vai gerar 600 empregos até 2015

Os dados de vendas de carros em 2012, investimento de algumas montadoras no Brasil e a exigência de conteúdo nacional nos veículos no programa Inovar Auto trazem a perspectiva de um cenário melhor para a indústria automotiva no País a partir de 2013. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, afirmou que as projeções de produção e contratações de trabalhadores são mais positivas para o setor. No ABCD, a Ford já anunciou a produção do New Fiesta na planta de São Bernardo. Com isso, serão gerados cerca de 600 novos empregos até 2015 para atuar nesta nova linha.

Em 2012, apesar de a indústria no geral no País ter apresentado dificuldades e ter dispensado milhares de trabalhadores, o setor automotivo conseguiu driblar alguns problemas com o apoio do governo federal, o que resultou em um saldo positivo de 5.260 postos de trabalho a mais que em 2011, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

O anúncio da Ford, feito durante o Salão do Automóvel, nos Estados Unidos na semana passada, de trazer a linha de produção do New Fiesta do México para a unidade de São Bernardo acarretará em cerca de 600 contratações até 2015. “ Este foi o resultado de dois anos de negociação do sindicato com a montadora. O programa Inovar Auto também serviu de estímulo para a Ford trazer esta linha para o Brasil. O País deverá receber novas fábricas como a de empresas chinesas, além dos investimentos das montadoras já instaladas aqui que já estavam previstos e com a implantação do programa automotivo este ano, estamos otimistas de que o setor irá crescer até 2015”.

Inovar Auto - Em outubro, o governo federal lançou o programa Inovar Auto, que faz parte da política industrial de incentivo ao desenvolvimento do País, o Plano Brasil Maior, e concede benefícios em relação ao IPI para as empresas que estimularem e investirem na inovação e em pesquisa e desenvolvimento dentro do Brasil. O programa prevê um desconto de até 30 pontos porcentuais no IPI para automóveis produzidos e vendidos no País a partir de 2013. Para ter direito ao incentivo, no entanto, as montadoras devem cumprir uma série de contrapartidas. “Não temos ainda uma projeção de contratações que a implantação do Inovar Auto terá de impacto na cadeia automotiva. Mas, temos certeza que irá fortalecer o setor e gerar muitos empregos”, afirma Marques.

Outros incentivos - O sindicalista enfatizou outras ações do governo que devem refletir no aumento do consumo e na geração de emprego no País em 2013. “A diminuição da tarifa da energia elétrica (veja na página 9), a revisão do piso para a isenção da cobrança do Imposto de Renda sobre a PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) e diminuição das taxas de juros bancários como medidas que impactarão diretamente o bolso trabalhador. O consumo reflete diretamente na produção. Com a economia aquecida, há mais contratações na indústria no geral”, enfatizou Marques.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.