NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeituras do Grande ABC param ao meio-dia em jogos do Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Consórcio Intermunicipal vai criar 33 cargos públicos
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/06/2014 | Política
Procurador vê risco de cartel em licitação do metrô no ABCD
Procurador vê risco de cartel em licitação do metrô no ABCD Ministério Público suspeita de atuação de cartel na licitação da linha 18 do metrô. Foto: Guilherme Lara Campos/GESP
Ministério Público suspeita de atuação de cartel na licitação da linha 18 do metrô. Foto: Guilherme Lara Campos/GESP
Ministério Público do TCE cobra que nova licitação também seja barrada e pode multar secretário de Alckmin em caso de descumprimento

Mesmo com alterações no edital de contratação da linha 18 do metrô, que atenderá o ABCD, o Ministério Público do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) quer a total anulação da licitação, sob argumentação de que o cartel formado por empresas - em operação desde 1998 durante todas as gestões do PSDB no Estado - já pode ter contaminado o processo. O pedido de anulação foi encaminhado ao relator do caso no TCE, Roque Citadini, que decidirá sobre o assunto. De acordo com o documento, a reformulação do edital não afasta a possibilidade de atuação do cartel, sendo necessária reformulação total da proposta.

De acordo com o MP do Tribunal de Contas, o novo edital publicado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) não cumpre as determinações apontadas pelo TCE, que já havia solicitado, em relatório assinado por Citadini, a suspensão do edital.

“Ocorre que do dia 15 de abril (data que o TCE-SP pediu a suspensão da licitação) para cá não veio aos autos nenhuma demonstração, justificativa ou esclarecimento que permita concluir que a concorrência internacional esteja imune à deletéria atuação do cartel metroferroviário”, aponta o relatório do Ministério Público do TCE-SP, que completa: “Diariamente surgem mais e mais informes de que a ilícita associação empresarial vem atuando intensamente, e desde 1998, em inúmeras licitações públicas para contratações no setor. Nesse contexto, seria bastante ingênuo o raciocínio de que tão vultosa contratação não estivesse na mira da ação atual”.

O Ministério Público do TCE-SP ainda sugere que, caso a licitação não seja completamente refeita, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, pode ser responsabilizado e multado.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, afirma que atendeu a todas as recomendações do TCE-SP e que mantém total transparência na licitação. A nota ressalta ainda que a decisão de republicar o edital foi devidamente comunicada ao conselheiro Roque Citadini.

Entenda o caso - A decisão do governador Geraldo Alckmin em iniciar uma nova concorrência se deu após o TCE-SP acatar (em 15 de abril) denúncia feita pela empresa PL Consultoria Financeira e RH, uma das participantes da primeira licitação, de que o certame estaria “direcionado” – quando a empresa vencedora poderia ser conhecida antes mesmo da abertura dos envelopes. Em 19 de maio, ou seja, apenas um mês depois, o governo do Estado resolve publicar um novo edital.

Diante disso, a vinda do metrô para o ABCD ficou novamente prejudicada. Desde 2009, o governo do Estado anuncia novos prazos para início das obras. O projeto inicial previa que as obras tivessem início em janeiro deste ano.

A licitação publicada no último dia 19, questionada pelo Ministério Público do TCE-SP, prevê uma PPP (Parceria Público-Privada) de 25 anos (construção e operação do sistema), com investimentos de R$ 11,79 bilhões. A Linha 18 ligará a estação Tamanduateí, na Capital, ao Centro de São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7723 dias no ar.