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DATA DA PUBLICAÇÃO 15/03/2017 | Economia
Procons do Grande ABC registram 188 queixas diárias
 Procons do Grande ABC registram 188 queixas diárias Foto de divulgação
Foto de divulgação
Hoje é celebrado o Dia Mundial do Consumidor, data criada em 1983 com o objetivo de difundir informações sobre os direitos daqueles que consomem. No entanto, o que se percebe é um expressivo aumento de problemas nas relações de consumo na região ano a ano.

Levantamento da equipe do Diário mostra que as unidades do Procon no Grande ABC registraram, em 2016, 188 reclamações por dia. Ao todo, foram contabilizadas 68.650 reclamações, 34,5% mais do que no ano anterior. Em 2015, houve 51.017 queixas, o equivalente a 140 por dia, montante 12,6% maior frente a 2014, quando os moradores da região realizaram 45.311 objeções (124 diárias). Os dados são do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça. É importante ressaltar que o sistema só considera as reclamações, enquanto que as unidades municipais do Procon registram qualquer tipo de atendimento, mesmo que seja para sanar dúvida.

De acordo com informações do Sindec, a metade das reclamações se refere ao grupo dos serviços privados, que engloba telefonia, televisão por assinatura e planos de saúde. Em São Bernardo, por exemplo, sete a cada dez queixas se referem a esses serviços.

Quem teve bastante dor de cabeça com operadora de telefonia celular nos últimos dias foi a pensionista andreense Odete Kauder de Lima, 64 anos, moradora do bairro Campestre. “Fiquei sem internet do dia 6 até hoje (ontem). É um absurdo, porque a gente paga caro e precisa usar constantemente para tudo”. Odete afirma que pode virar estatística neste ano caso a empresa não desconte na fatura mensal os dias em que ficou sem conexão à rede. “Não tenha dúvidas que irei reclamar no Procon, afinal, fiquei uma semana sem. É o meu direito, não é?”

Na avaliação do advogado da OAB de Santo André e especialista em Direito do Consumidor Jairo Guimarães, o aumento expressivo de reclamações no Grande ABC tem relação com a qualidade do serviço prestado, principalmente em momentos de recessão econômica. “Já era assim quando a economia ia bem, mas, com a crise, e a consequente redução dos investimentos e a terceirização do pessoal, o serviço acabou perdendo a pouca qualidade que já possuía.”

Guimarães comenta que também está passando por problemas com televisão por assinatura. “Me disseram que não poderiam trocar o meu aparelho porque era pirateado, sendo que a mesma empresa havia feito a instalação na minha casa cinco anos atrás”.

Dos sete municípios da região, o que mais apresentou queixas foi São Bernardo, com 35.552 no total – alta de 175% em comparação a 2015, quando registrou 12.918 objeções. Mauá também ampliou em 68,6% os protestos, para 6.566. Em contrapartida, as demais cidades da região viram esse número diminuir em até 59,6%, caso de Diadema, com 6.575 reclamações.

Para o coordenador do Procon Diadema, Wanderlei Smelan, a queda de consumo em âmbito geral, aliada à Educação voltada ao consumidor, fez com que as queixas no município diminuíssem. “Se o quadro atual persistir é bem provável que os registros também sigam pelo mesmo caminho”. Ele diz que 93% dos casos são resolvidos na unidade.

Rio Grande da Serra também demonstrou redução, de 12%, das queixas, para 351. Para a coordenadora da unidade, Maria Ivone da Silva, as palestras educativas realizadas pelo Procon propiciam mais conhecimento aos consumidores. “Conseguimos resolver 65% dos casos.” Hoje, na Rua Progresso, 520, Centro, às 10h, será realizada palestra sobre direito do consumidor.

Por Gabriel Russini - Especial para o Diário
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