DATA DA PUBLICAÇÃO 14/05/2014 | Economia
Procon-SP notifica P&G por promoção
Em ano de Copa do Mundo, muitos brasileiros se esforçam para comprar uma camiseta do País. Quando viu a promoção Leve Camisa Oficial da Seleção para seu bebê, informada nas embalagens das Fraldas Pampers, da Procter&Gamble do Brasil, o analista de sistema sênior Marco Roberto de Oliveira, 44 anos, de Santo André, não teve dúvidas em qual marca levar. “Achei muito legal a promoção e optei pelo ‘pacotão’ da Pampers por causa do brinde. Afinal, tenho uma bebê de 7 meses.” A compra foi realizada em abril, em uma rede supermercadista. “No estacionamento já abri a caixa – que continha 184 fraldas e custou R$ 138 – para ver a camisetinha, mas aí me frustei, não era oficial, conforme dizia a campanha.”
O analista disse que logo em seguida ligou para o SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão) da P&G e a atendente teria dito que a malha foi confeccionada conforme as regras da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Depois, a funcionária retornou para dar uma posição do que seria feito, e disse que devolveria o dinheiro gasto. “O que eles não entendem é que não estou reclamando da qualidade do produto. Não tenho nenhuma queixa sobre a empresa, a não ser o fato de a camiseta ser inferior ao que a campanha dava a entender.”
Devido a essa e outras reclamações, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, notificou a empresa Procter&Gamble do Brasil, para prestar esclarecimentos sobre a promoção Leve Camisa Oficial da Seleção para seu bebê.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a companhia deverá apresentar, entre outros detalhes, o regulamento da promoção, o modelo das camisetas disponibilizadas e informar quais são os tamanhos e medidas de cada uma delas. O Procon também quer saber quais mídias vêm sendo utilizadas para a divulgação da propaganda. “Se forem comprovadas irregularidades e que, de fato, a campanha foi enganosa, lesando os compradores, podemos aplicar multa de até R$ 7,2 milhões. E caso a empresa reconheça seu erro, ela poderá ressarcir seus clientes e realizar uma propaganda esclarecendo o fato”, explica Márcio Marcucci, diretor de Fiscalização do Procon-SP.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação.
Questionada pelo Diário, a empresa enviou nota oficial esclarecendo que “a camiseta que compõe as embalagens promocionais de Pampers, marca patrocinadora da Seleção Brasileira, é licenciada e aprovada pela CBF e que segue as políticas comerciais definidas junto à empresa fornecedora de material esportivo da Seleção.”
Quanto ao tecido, a marca diz que “optou por confeccionar a camiseta em algodão, por ser um tecido mais indicado à pele sensível dos bebês. É importante ainda ressaltar que o produto foi desenvolvido seguindo as normas da ABNT para o mercado têxtil brasileiro”. Por fim, a P&G reforçou que “a divulgação desse item promocional seguiu a comunicação da embalagem do produto, também previamente aprovada pela CBF”.
De acordo com Marcucci, assim que o Procon receber a camiseta, a decisão deve sair em até 30 dias.
O analista disse que logo em seguida ligou para o SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão) da P&G e a atendente teria dito que a malha foi confeccionada conforme as regras da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Depois, a funcionária retornou para dar uma posição do que seria feito, e disse que devolveria o dinheiro gasto. “O que eles não entendem é que não estou reclamando da qualidade do produto. Não tenho nenhuma queixa sobre a empresa, a não ser o fato de a camiseta ser inferior ao que a campanha dava a entender.”
Devido a essa e outras reclamações, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, notificou a empresa Procter&Gamble do Brasil, para prestar esclarecimentos sobre a promoção Leve Camisa Oficial da Seleção para seu bebê.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a companhia deverá apresentar, entre outros detalhes, o regulamento da promoção, o modelo das camisetas disponibilizadas e informar quais são os tamanhos e medidas de cada uma delas. O Procon também quer saber quais mídias vêm sendo utilizadas para a divulgação da propaganda. “Se forem comprovadas irregularidades e que, de fato, a campanha foi enganosa, lesando os compradores, podemos aplicar multa de até R$ 7,2 milhões. E caso a empresa reconheça seu erro, ela poderá ressarcir seus clientes e realizar uma propaganda esclarecendo o fato”, explica Márcio Marcucci, diretor de Fiscalização do Procon-SP.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação.
Questionada pelo Diário, a empresa enviou nota oficial esclarecendo que “a camiseta que compõe as embalagens promocionais de Pampers, marca patrocinadora da Seleção Brasileira, é licenciada e aprovada pela CBF e que segue as políticas comerciais definidas junto à empresa fornecedora de material esportivo da Seleção.”
Quanto ao tecido, a marca diz que “optou por confeccionar a camiseta em algodão, por ser um tecido mais indicado à pele sensível dos bebês. É importante ainda ressaltar que o produto foi desenvolvido seguindo as normas da ABNT para o mercado têxtil brasileiro”. Por fim, a P&G reforçou que “a divulgação desse item promocional seguiu a comunicação da embalagem do produto, também previamente aprovada pela CBF”.
De acordo com Marcucci, assim que o Procon receber a camiseta, a decisão deve sair em até 30 dias.
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