NOTÍCIA ANTERIOR
Justiça determina inspeção veicular no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dia de missas e ruas coloridas no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/05/2013 | Setecidades
Procissões e ruas enfeitadas celebram Corpus Christi
Procissões e ruas enfeitadas celebram Corpus Christi Paróquias da Região terão procissões e missas. Foto: Rodrigo Pinto
Paróquias da Região terão procissões e missas. Foto: Rodrigo Pinto
Católicos mantêm tradição de tapetes confeccionados pelos fiéis nas ruas do ABCD

Celebrado pelos católicos nesta quinta-feira (30/05), o Corpus Christi terá procissões e missas em praticamente todas as paróquias e as tradicionais ruas enfeitadas na maioria das cidades do ABCD.

Em Santo André, haverá procissão partindo das paróquias da região central do município até a praça do Carmo, em frente à Catedral Nossa Senhora do Carmo, onde haverá missa, às 9h30.

As paróquias de São Caetano também vão seguir em procissão até a praça Cardeal Arco Verde, onde participarão de uma missa campal na frente da Matriz Sagrada Família, às 10h. Na paróquia São Vicente de Paulo, no Parque São Vicente, em Mauá, haverá missa e procissão às 15h.

Ruas enfeitadas – Um dos símbolos mais tradicionais do Corpus Christi são as ruas enfeitadas para passagem dos devotos em procissões.

Em Ribeirão Pires, os fiéis das paróquias Santa Luzia, no Bairro Santa Luzia e São José, no Centro, já se preparam para montar os desenhos nas ruas. Nas duas comunidades, a procissão começa às 16h.

Haverá também ruas enfeitadas na paróquia Santo Expedito do Jardim Atlântico, em São Bernardo, Sagrada Família, no Centro de São Caetano, além das paróquias Nossa Senhora Aparecida, do Parque Novo Oratório e São Camilo de Lellis, no Camilópolis, ambas em Santo André.

Nas paróquias Nossa Senhora de Fátima, da Vila Marlene, São Bernardo, Nossa Senhora de Fátima e Mãe de Deus e dos Órfãos da Vila Rica, em Santo André, confeccionam os tapetes com cobertores e roupas para serem doados às pessoas carentes.

Festa foi instituída em 1264

Corpus Christi quer dizer “Corpo de Cristo”. A origem da solenidade que celebra a eucaristia remonta ao século 13. Foi instituída pelo Papa Urbano 4º em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O decreto do papa, no entanto, teve pouca repercussão, já que o santo padre morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha. Já as procissões surgiram em Colônia e difundiram-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma, a tradição remonta a 1350.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6806 dias no ar.