NOTÍCIA ANTERIOR
Evento carnavalesco embala o fim de semana em São Caetano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comemoração dos 40 anos do Show ELVIS PRESLEY no Hawaii
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/02/2013 | Setecidades
Procissão náutica marca festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Procissão náutica marca festa de Nossa Senhora dos Navegantes A festa tem neste ano o tema 60 anos com Maria. Crédito: Rodrigo Pinto
A festa tem neste ano o tema 60 anos com Maria. Crédito: Rodrigo Pinto
Neste sábado, missa será celebrada na paróquia localizada no Bairro Eldorado; procissão na Billings acontece no domingo

A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Diadema, encerra no domingo (03/02) as homenagens à sua padroeira. Com missas, teatro, procissão náutica pela represa e procissão terrestre pelo Bairro Eldorado, a festa pretende reunir cerca de 5 mil fiéis.

Uma das mais tradicionais festas religiosas da cidade, inserida no calendário turístico do Estado de São Paulo, tem como tema deste ano “60 Anos com Maria”, marcando seis décadas de devoção no bairro. A capela de Nossa Senhora dos Navegantes, inaugurada em 1953, foi a segunda igreja erguida no Brasil em homenagem à santa protetora dos navegantes – a primeira fica no Rio Grande do Sul.

Neste sábado (02), dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a comunidade assiste a missa celebrada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, a partir das 19h30, na paróquia localizada na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 144, Eldorado. Já no domingo pela manhã acontecerá a tradicional procissão náutica e terrestre.

Os fiéis sairão por volta das 11h em direção ao Ponto Certo (estrada Pedreira-Alvarenga). No mesmo horário, sairá do cube Acampamento dos Engenheiros (estrada dos Alvarengas, km 25,5, São Bernardo) a procissão náutica. Na saída, as embarcações percorrem o trajeto pela represa Billings em direção ao Eldorado.

As duas procissões se encontram no Ponto Certo (braço da Billings). Do local sairá procissão terrestre novamente para a Paróquia, quando ao término haverá uma bênção em homenagem a São Brás (conhecido na Igreja Católica como santo protetor da garganta). “Devem participar de 15 a 20 barcos. Depois, haverá a procissão por terra até a igreja em Diadema. Esperamos uma média de 3 mil pessoas. Mas tudo depende do tempo”, afirmou o padre Odair Angelo Agostin. Após a coroação de Nossa Senhora será repartido um bolo de 19 metros.

SÃO BERNARDO

No Riacho Grande, onde também se organizam comemorações para a data, a programação terá início às 9h15 com a celebração eucarística na Paróquia São João Batista, ministrada pelo padre Nilso Cignachi, seguida de procissão pelas seguintes vias: ruas Henrich Nordoff, avenida Araguaia, rua Tocantins e avenida Amazonas rumo à Prainha, no final da avenida da Praia.

Os barcos partem em procissão transportando a imagem da santa pela Billings, recebem a bênção e fazem uma pausa para saudação à padroeira em uma capela no Bar Fazendinha, na comunidade ribeirinha do Tatetos, residência do pescador aposentado Braz de Morais, 80 anos, que acompanha a festa de Nossa Senhora dos Navegantes desde o início. No retorno, previsto para as 11h15, haverá apresentação da orquestra de Viola Caipira de São Bernardo, na Prainha do Riacho Grande.

Tradição há quase 60 anos

A população de pescadores e turistas devotos às margens da represa Billings, em meados dos anos 1950, no que era conhecido como “Baía do Eldorado”, decidiu construir uma pequena capelinha dedicada à Mãe de Deus, e para obterem recursos, criaram uma festa anual que possibilitaria a arrecadação desses valores.

Na década de 1980, a festa tradicional com procissão náutica deixou de existir por questões pastorais. A celebração foi retomada somente em 1993. “Além do aspecto religioso, queremos chamar a atenção para a conservação ambiental da represa e lutamos para volta do turismo no local”, concluiu o padre Odair Angelo Agostin.

Por Angela de Paula
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.