NOTÍCIA ANTERIOR
Rodovias do ABCD têm 13 socorros mecânicos por hora
PRÓXIMA NOTÍCIA
Frente fria muda o tempo na terça-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/09/2013 | Setecidades
Procissão dos carroceiros atrai 4 mil pessoas em São Bernardo
Procissão dos carroceiros atrai 4 mil pessoas em São Bernardo Procissão tomou ruas do Centro de São Bernardo neste domingo. Foto: Andris Bovo
Procissão tomou ruas do Centro de São Bernardo neste domingo. Foto: Andris Bovo
Festa religiosa, em homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem, aconteceu neste domingo

Aproximadamente 4 mil pessoas, entre fiéis, simpatizantes e cavaleiros, aproveitaram a manhã ensolarado deste domingo (01/09) para acompanhar a tradicional Procissão dos Carroceiros e a missa em homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem, que tomou as ruas de São Bernardo.

O cortejo com a imagem da Nossa Senhora da Boa Viagem começou na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (rua Silveira Sampaio, 109), em Ferrazópolis, e foi levada até a Igreja Matriz, no centro da cidade. Por onde o grupo passava, o comum buzinaço dos carros era substituído pelo trote dos cavalos que puxavam carroças, charretes e cavaleiros. Ciclistas e motociclistas também participaram do evento.

O analista de sistema Wilson Martins, 49 anos, participa da procissão desde menino, incentivado pelo pai. Hoje, o morador do Bairro Vila Marlene, passa a tradição para o filho Murilo, 6 anos. “No primeiro ano,trouxe ele de carrinho de bebê, mas hoje ele vem na própria charrete e eu vou do lado só acompanhando”, observou. E por onde passavam os cavaleiros mirins e as mini charretes eram alvo de fascínio e admiração dos espectadores.

Para Martins, a fé, o gosto pelo trato com os animais e pela tradição faz com que a procissão seja a cada ano mais popular e atraia mais pessoas. “Quando o padre nos abençoa me senti realizado, pleno e com o sentido de dever cumprido. É difícil explicar a sensação”, revelou.

Tradição – Este ano, a Festa Nossa Senhora da Boa Viagem completou 96 anos em São Bernardo. O evento encerrou as atividades da festa religiosa que teve início em 28 de agosto e faz parte do calendário festivo de São Bernardo e do Estado de São Paulo.

Desde 1917, devotos da região e romeiros vindos de várias cidades do Estado participam da programação religiosa e cultural. Entre as décadas de 1960 e 1980, a festa deixou de ocorrer, principalmente pela mudança de perfil do município que passou a ser industrial.

A partir de 1980, no entanto, a procissão retornou com força e relembra todos os anos a história da cidade e do País, pois é uma repetição do evento que começou com Dom Pedro 1º. Ele parava na antiga capela, em frente ao largo da Matriz e que era caminho para Santos, atualmente rua Marechal Deodoro, e pedia a proteção e a benção a Nossa Senhora para uma boa viagem.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.