NOTÍCIA ANTERIOR
Pintura de muros está proibida, diz juiz eleitoral
PRÓXIMA NOTÍCIA
Convenções homologam Diniz e Prisco
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/06/2008 | Política
Principais partidos do Grande ABC oficializam chapa majoritária neste domingo
A maioria dos partidos do Grande ABC deixaram para a última hora a definição dos candidatos a prefeitos e vices. Hoje, um dia antes do prazo limite para a realização das convenções eleitorais, as 11 chapas majoritárias restantes serão homologadas nas sete cidades.

A especialista em direito eleitoral Fátima Nieto garante que a estratégia tem o objetivo claro de protelar as negociações para ampliar o arco de alianças. "Os grandes acordos e decisões saem na última hora. Natural que os partidos aguardem para analisar quem tem bom desempenho e será melhor opção, sobretudo para ocupar a vaga de vice."

Outro fator que motiva a espera, segundo a especialista, são as decisões dos partidos nas capitais. A tática, classificada por Fátima como "efeito dominó", parte do pressuposto de que a determinação das grandes lideranças interferiram nas cidades menores. "As grandes composições têm muito efeito sobre as menores."

O argumento é o mesmo adotado pela coordenadora da macrorregião do PT, Maria Inês Soares. A petista garante que a tática serve exclusivamente para consolidar o maior número de alianças possíveis. "O martelo só é batido em cidades onde não há mais expectativa de ampliar a coligação. Se existe mais prazo para conversas, o correto é encerrar todas as chances de união."

O coordenador regional do PSDB, Cezar de Carvalho, não foi localizado para comentar o assunto, mas um dos pré-candidatos a prefeito pela sigla, Orlando Morando, que disputa à sucessão de São Bernardo, maior cidade da região, assegura que não há segredo. "Isso é uma estratégica para não encerrar o leque de alianças, quanto mais próximo do prazo limite, maiores as oportunidades de fechar coligação."

Cenário
Em Santo André, apenas o PSDB, que até o momento opta por chapa pura, deixou para definir a composição no último dia. Três legendas de São Bernardo - PSDB (coligado com sete siglas), PTdoB (aliado do PTC e PRP) e PPS (unido ao PCdoB) - marcaram a convenção na mesma data.

Em São Caetano, o PT (que terá o PPS na vaga de vice) e o PTB (cuja aliança tem 19 partidos) também homologam as candidaturas. Em Diadema, somente o PCB (que conta com Psol e o PSTU) decide a chapa.

Os tucanos de Mauá (aliados do DEM, PR e PP) e os petistas de Rio Grande da Serra firmam composição na mesma ocasião. Em Ribeirão, os principais rivais, PSDB (unido ao PP) e PV também fecham as chapas hoje.

Por Rita Donato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.