NOTÍCIA ANTERIOR
Volvo lança nova versão para o S60
PRÓXIMA NOTÍCIA
Emplacamento de motocicletas recua 21% na primeira quinzena de agosto
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2012 | Veículos
Primeiro popular da Toyota chega ao Brasil
Primeiro popular da Toyota chega ao Brasil
Com versões hatch e sedã, Etios é fabricado no País e tem preços a partir de R$ 35 mil

De olho em antecipar vendas, a Toyota criou uma estratégia diferenciada para realizar o pré-lançamento do Etios, primeiro carro compacto da marca fabricado no País. A montadora tem organizado um evento, intitulado Etios Conection, que possibilita aos consumidores conhecerem o modelo de perto e, até mesmo, reservá-lo para compra. A iniciativa deve percorrer diversos estados brasileiros até o mês de setembro, quando o carro, enfim, chegará às concessionárias da marca.

Com o lançamento, a montadora japonesa pretende ganhar uma fatia do chamado mercado de populares, encabeçado pelo líder de vendas Volkswagen Gol. O valor do modelo, no entanto, não é muito condizente com a proposta.

O preço do Etios hatch começa em R$ 35 mil, enquanto seus principais concorrentes, o VW Gol e o Fiat Palio, custam, respectivamente, R$ 27.990 e R$ 30.990.

Quem estiver disposto a investir mais terá a oportunidade de desfrutar de um desempenho melhor que o oferecido pelos adversários. Enquanto os populares da Volks e da Fiat vêm com motorização 1.0, o carro da Toyota terá propulsor 1.3 na versão hatch e 1.5 na sedã.

A presença de Airbags frontais e freios ABS de série é outro aspecto que coloca o Etios à frente dos rivais – mas vale lembrar que, a partir de 2014, esses itens serão obrigatórios em todos os automóveis nacionais. A direção hidráulica, ainda não confirmada na versão de entrada, deverá ficar como opcional. De acordo com a fabricante, os motoristas do novo Etios também poderão contar com um carro tão econômico quando seus concorrentes.

Montadoras orientais apostam alto nos veículos de entrada
O
lançamento do Etios revela a nova tática das montadoras orientais instaladas no Brasil. Consagradas por desenvolverem modelos com categoria superior, essas marcas começaram a apostar nos veículos de entrada, mostrando que estão atentas ao aumento do poder de compra da classe C e ao potencial de crescimento do mercado brasileiro frente ao europeu.

A Hyundai, por exemplo, também deve participar dessa briga a partir do próximo mês, com a chegada do compacto HB20. Prometendo preços próximos ao do Gol, a montadora sul-coreana inseriu design moderno e airbag duplo de série no modelo. O objetivo, claro, é oferecer um bom custo/benefício para deixar os rivais para trás, como o próprio Etios.

Outro modelo de entrada é o March, da japonesa Nissan. Lançado em 2011, o carro de visual conservador oferece, por R$ 33 mil, airbag duplo, direção elétrica, ar-condicionado, retrovisores, vidros e travas elétricas. O preço acima da média para a categoria, no entanto, pode explicar a modesta colocação do modelo no ranking de vendas.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 3.842 unidades do March foram comercializadas em julho de 2012, o que deixou o modelo na 18ª posição na lista geral dos automóveis emplacados em todo o País.

Por Aline Magalhães - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.