NOTÍCIA ANTERIOR
Três homens fazem arrastão em restaurante de São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Associação critica redução de R$ 0,10 nas tarifas de ônibus
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/06/2013 | Setecidades
Primeiro dia de coleta seletiva no Rudge recolhe 2,5 toneladas
Primeiro dia de coleta seletiva no Rudge recolhe 2,5 toneladas As equipes da coleta seletiva vão passar uma vez por semana em cada rua do bairro. Foto: Divulgação/PMSBC
As equipes da coleta seletiva vão passar uma vez por semana em cada rua do bairro. Foto: Divulgação/PMSBC
Antes da coleta porta a porta, eram arrecadados na região apenas 560 quilos por dia

No primeiro dia de coleta seletiva porta a porta no Rudge Ramos, em São Bernardo, foram recolhidas 2,5 toneladas de materiais recicláveis. Essa quantidade de resíduos, recolhidos nesta quarta-feira (05/06), é bem superior aos 560 quilos que eram coletados diariamente antes do sistema porta a porta, quando os moradores precisavam levar o material aos pontos de entrega voluntária.

O número impressiona já que os 560 quilos eram arrecadados em todo o Bairro do Rudge Ramos. As 2,5 toneladas foram coletadas apenas em uma das três áreas de coleta seletiva em que a região foi dividida, em vias como Vivaldi, Lauro Gomes, Votorantim, Brasil, Lions, Tibiriçá, parte da Senador Vergueiro e Winston Churchill.

As equipes da coleta seletiva vão passar uma vez por semana em cada rua do bairro, que tem 7.407 casas no total. As coletas acontecerão às segundas, quartas e sextas, sempre no período diurno. O material reciclado será enviado para centrais de triagem da cidade.

Como separar - Os munícipes devem separar em sacolas os materiais recicláveis, como papel, plástico e metal. Por questões de segurança dos moradores e dos coletores, os agentes ambientais explicaram que o vidro deve ser colocado em um recipiente separado. O lixo orgânico deverá ser depositado em outra sacola e será recolhido nos dias normais de coleta, no período noturno.

Atualmente, São Bernardo recolhe cerca de 735 toneladas de lixo por dia, sendo que 0,9% faz parte da coleta seletiva. Rudge Ramos, que possui 42 mil habitantes, corresponde a 8% desse total reciclado. Para ampliar a participação da população nesse processo, a Prefeitura iniciou no dia 10 de maio um trabalho de conscientização e de informação sobre o novo sistema. Dezesseis agentes ambientais visitaram todas as casas e distribuíram folhetos explicativos da campanha.

Após o período de testes no Rudge Ramos, que deve durar entre 60 e 120 dias, o serviço será ampliado para outros locais como Paulicéia, Taboão, Planalto, Independência e Jardim do Mar.

Para 2017, a meta da Administração é que 10% de todo o lixo coletado na cidade seja reciclado – a média nacional não ultrapassa 3%, enquanto a internacional chega aos 10%.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.