NOTÍCIA ANTERIOR
Solidariedade muda destino de cachorra
PRÓXIMA NOTÍCIA
Grande ABC ignora desrespeito a pedestre
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/05/2012 | Setecidades
Primeiro de Maio reúne 100 mil pessoas em São Bernardo
Primeiro de Maio reúne 100 mil pessoas em São Bernardo  O cantor Zezé di Camargo em um dos shows durante o ato do Primeiro de Maio em São Bernardo. Fotos: Amanda Perobelli
O cantor Zezé di Camargo em um dos shows durante o ato do Primeiro de Maio em São Bernardo. Fotos: Amanda Perobelli
Primeiro de Maio reúne 100 mil pessoas em São Bernardo Evento contou com ato político que ressaltou crescimento econômico no País; também houve vários shows artísticos

A festa em comemoração ao Dia do Trabalhador, realizada no Paço Municipal de São Bernardo, nesta terça-feira (01/05), reuniu cerca de 100 mil pessoas. O evento contou com ato político com lideranças da Região, além da apresentação de vários cantores de renome, entre eles Paula Fernandes, Luan Santana, Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano, KLB e Bruno e Marrone.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, disse que o trabalhador tem a comemorar nesta data o crescimento econômico no País e a geração de emprego que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos. O mesmo avaliou o deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PT de Santo André, Carlos Grana.

Sérgio Nobre afirmou que, apesar das conquistas, é preciso ainda reivindicar melhorias, como o fim do redutor previdenciário, redução de jornada de trabalho para 40 horas semanais e fim de cobrança de IR (Imposto de Renda) em cima da participação dos lucros dos funcionários. Nobre acredita que tais temas deverão ser retomados com mais intensidade por conta da nomeação nesta segunda-feira (30/04) do novo ministro do Trabalho, Brizola Neto. “Esperamos que ele abra o diálogo com as centrais sindicais para tratar desses assuntos importantes”, disse o sindicalista.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), também falou sobre as conquistas dos trabalhadores desde a década de 80 e ressaltou a questão da democracia alcançada ao longo dos anos. Marinho disse ter participado nesta manhã da missa “Viver para trabalhar ou trabalhar para viver”, a 32ª edição desse ato religioso na cidade e que foi celebrado neste ano pelo Bispo Dom Cláudio Hummes.

“Dom Cláudio fez uma análise comparando os anos 79 e 80, quando havia a abertura da igreja para acolher assembleias de trabalhadores dada à repressão daquele momento. De lá para cá aconteceram muitas conquistas pela democracia”, disse Marinho ao resaltar a questão do avanço social e do crescimento econômico do País.

O chefe do Executivo também comentou a nomeação do novo ministro do Trabalho e disse aguardar “ousadia” por parte de Brizola Neto e diálogo com as centrais sindicais, além da criação de um plano de qualificação profissional no País.

Outros dois prefeitos participaram do ato: Oswaldo Dias (PT), de Mauá, e Mário Reali (PT), de Diadema.

União - A comemoração do Dia do Trabalhador, pela primeira vez, foi unificada com a participação de sindicatos filiados e não filiados a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Com o tema em Defesa do Emprego e da Produção Nacional, o ato foi promovido em conjunto com CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), FEM (Federação dos Metalúrgicos), Força Sindical e UGT (União Geral dos Trabalhadores) e contará com ato político e apresentações musicais.

Durante o ato político, sindicalistas aproveitam a oportunidade para destacar as conquistas e questões trabalhistas. Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Rodoviários do ABC, Sindicato dos Químicos do ABC, Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Santo André, Sindicato dos Servidores Públicos e autárquicos de São Bernardo, Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Saúde no ABC, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sindicato dos Empregados Vigilantes e Seguranças de São Bernardo, Sindicato dos Metroviários de São Paulo Sindicato dos Engenheiros do ABC. Também participaram do ato integrantes da CNM CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) da Central Única do Trabalhador e FEM ( Federação dos Sindicatos Metalúrgicos).

Por Gislayne Jacinto e Michelly Cirillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.