NOTÍCIA ANTERIOR
Com IPI zero, novos pilotos devem comprar motocicletas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Volvo recordista de quilometragem beira 3.000.000 de milhas rodadas
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/07/2012 | Veículos
Primeiras impressões: Mercedes-Benz ML 350
 Primeiras impressões: Mercedes-Benz ML 350 Modelo vai bem na terra e melhor ainda no asfalto (Foto: Divulgação)
Modelo vai bem na terra e melhor ainda no asfalto (Foto: Divulgação)
Terceira geração do SUV chega ao Brasil por R$ 335 mil.

Modelo foi renovado e tem motor V6 de 306 cavalos de potência.

Com expectativa de vender cerca de 250 unidades até o final do ano, a Mercedes-Benz começa a vendar neste mês de julho o novo ML 350 no Brasil. O SUV chega a sua terceira geração com alterações importantes no conjunto e tem preço divulgado de R$ 335.000. Entre as principais novidades mostradas pela marca, em Campos do Jordão (SP), estão a renovação de seu visual e a modernidade que ganhou no conjunto, além de novo motor V6 a gasolina.

Este propulsor é capaz de gerar 306 cavalos de potência na versão BlueEfficiency Sport, pacote único escolhido para representar o modelo no país. Por hora, a marca não disponibilizará motores a diesel. "Enquanto não tivermos segurança sobre a presença do diesel S50 nos postos brasileiros, não teremos motores a diesel para o ML", disse Glauci Toniato, gerente de marketing da divisão de automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. Desde de 1º de janeiro, a venda desse diesel menos poluente passou a ser obrigatória em 4,2 mil postos no Brasil, mas, na prática, o combustível ainda não é encontrado com tanta facilidade.

Já a versão "apimentada" pela AMG está a caminho. "O modelo chega antes do Salão do Automóvel", afirmou Toniato. Sobre os adversários do ML, a empresa não hesita em apontar seu rival alemão. "O BMW X5 é o principal concorrente", acrescentou.

SUV em movimento
O G1 rodou com o veículo em Campos do Jordão em dois trajetos, o primeiro em circuito fechado e depois por ruas e estradas da região. Em uma pequena pista de test-drive montada pela empresa na cidade, foi possível avaliar o Classe M enfrentando grandes buracos, além de aclives e declives. Apesar do seu visual e do requinte que podem desabonar o uso off-road, o Mercedes enfrenta trechos de piso ruim com facilidade.

Sempre mantendo o conforto, a direção elétrica – muito macia, por sinal – não permite ao motorista sofrer com as irregularidades do piso, pois não as transmite diretamente. Para iniciar o trajeto na terra, é indicado acionar o “botão off-road”, que fica ao lado do banco do motorista, onde geralmente ficam o câmbios de marcha dos carros – no ML, o câmbio fica no lado superior direito do volante. Com o dispositivo acionado, os sistemas de segurança (ABS e controle de tração) ficam menos intrusivos e favorecem a condução neste piso.

Auxiliado pela tração integral, chamada de 4MATIC pela marca, o SUV supera com facilidade grandes buracos. No momento de descer sobre piso irregulares, o usuário pode acionar o Downhill Speed Regulation (DSR), que regula a velocidade nesta situação. Com este dispositivo, o veículo controla sozinho a descida em velocidade pré-ajustada, que pode variar de 2 a 18 km/h. O sistema funciona bem e confere segurança para enfrentar trechos mais difíceis.


Parece um sedã

Se no off-road o ML mantém características que lhe permitem enfrentar desafios, no asfalto, o SUV tem o conforto de um sedã. Seu interior possui acabamento similar ao de outros modelos da marca e conta com o novo sistema de computador de bordo. Além do GPS, com a tela colorida de 7 polegadas, o sistema permite acesso a redes sociais por meio de um celular com conexão 3G. O dispositivo conta com 10 GB de memória para guardar música. A interatividade continua no banco traseiro com duas telas, localizadas na parte traseira dos bancos dianteiros.

Motorzão
A segunda parte da avaliação ocorreu nas ruas e estradas de Campos do Jordão, onde o V6 de 3.298 cm³ mostrou sua força. Com funcionamento muito silencioso, o propulsor tem 306 cavalos de potência máxima a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque a 3.500 rpm e 5.250 rpm. São números suficientes para mover os 2.130 kg do ML com facilidade e, com a ajuda do câmbio de sete marchas automático, o motor sempre está no giro certo para cada situação.

Caso queira um pouco mais de emoção, o usuário pode utilizar o câmbio semi-automático através das borboletas atrás do volante. Chegando no trecho de estrada sinuosa, o ML mostrou o que pode ser divertido nessas situações. Com um conjunto que vai muito além do que as estradas brasileiras permitem, o SUV vai, ainda segundo a montadora, de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge velocidade máxima de 235 km/h – limitada eletronicamente.

Foco na eficiência
De acordo com a Mercedes, o pacote BlueEfficiency possui foco na eficiência energética do modelo. A marca afirma que o ML possui o menor coeficiente de arrasto da categoria e para alcançar este objetivo equipou o SUV com transmissão de baixa fricção, direção elétrica, correia de transmissão otimizada com desacoplamento, pneus com baixa resistência à rolagem, entre outros.

Contudo, a principal novidade está na transmissão automática com novo conversor de torque. Segundo a marca, a fricção é otimizada e o gerenciamento térmico do motor melhorado, o que traz menor consumo ao veículo – a marca não divulgou nenhum dado específico. Assim, com um tanque de 95 litros, o ML indica possuir grande capacidade de autonomia.

Pacote completo
Além dos sistema já indicados, o novo ML traz uma série de dispositivos eletrônicos designados por uma série de siglas. Além de controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica de força de frenagem, assistente de freio, o modelo possui até um recurso que é capaz de detectar a sonolência do usuário, evitando causar acidente por este fator.

Mesmo mantendo características aventureiras que alguns SUVs já deixaram de ter, o ML preza acima de tudo por conforto e segurança. Para ter tudo isso, o usuário paga um alto preço, mas que está na média dos concorrentes.

Por Rafael Miotto Do G1, em Campos do Jordão (SP)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.