DATA DA PUBLICAÇÃO 21/08/2010 | Veículos
Primeiras impressões: Mercedes-Benz ML 350 a diesel
Para circular no Brasil, carros movidos a diesel precisam atender à portaria 23/94 do extinto Departamento Nacional de Combustível (DNC), que exige que o veículo tenha capacidade de carga superior a uma tonelada, tração 4x4, caixa de redução. O Mercedes-Benz ML 350 CDI com motor a diesel não possui esse último item, mas conseguiu passar pela legislação como jipe e foi homologado para circular por aqui.
A segunda geração do SUV alemão é oferecida por R$ 259.900 e pelo preço e porte, de mais de duas toneladas, disputa espaço com outros utilitários esportivos de ‘peso’, como BMW X5, Audi Q7, Porsche Cayenne e Range Rover Sport. Mas para entrar nessa briga 'de gente grande', o ML 350 apostou em duas exclusividades: motor a diesel silencioso e autonomia.
Para receber o ‘sujo’ diesel brasileiro, com alta concentração de enxofre, o propulsor foi adaptado, mas manteve o baixo ruído dos modernos motores a diesel europeus – muito diferente do que o mercado nacional está habituado - e surpreende pela economia de combustível. O G1 rodou cerca de 500 km, por uma semana, e devolveu o veículo à fabricante com meio tanque de diesel.
Resposta rápida
A economia foi possível mesmo com o bloco V6 de 244 cavalos de potência e 52,08 kgfm. O propulsor, acoplado à transmissão automática de sete velocidades, responde quase que instantaneamente às pisadas no acelerador. Mesmo com os 2.185 kg, o jipão vai de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e chega à velocidade máxima de 215 km/h. Quem gosta de uma guiada esportiva, mas não tira o olho do indicador de combustível, pode ficar tranquilo, pois ele demora, e muito, para mexer.
Mas e aquele barulho estrondoso que chega a chacoalhar a cabine? Também pode esquecer. Além de se tratar de um propulsor de última geração, o bom isolamento acústico dá a sensação de se estar a bordo de um sedã japonês, referência nesse quesito. Chega a ser difícil acreditar que estamos em um carro movido a diesel. Para tratar bem os ocupantes há ainda uma série de mimos e parafernália eletrônica, que já são esperados em um veículo que ultrapassa a barreira dos R$ 250 mil.
A coluna de direção e os assentos dianteiros têm regulagem elétrica, inclusive de lombar. Uma tela de LCD reúne as informações sobre velocidade média, consumo de combustível e até bússola, enquanto outros dois displays cuidam de entreter os passageiros do banco de trás. O console central traz ainda todos os comandos para a prática fora-de-estrada, como o sistema de regulagem de velocidade em descidas íngremes (DSR), assistência de arrancada e sistema ABS off-road.
Falta espaço para os comandos
Há tantos recursos tecnológicos que a impressão é que faltou espaço para os comandos. A alavanca do câmbio, por exemplo, fica na coluna de direção e é facilmente confundida com o limpador de para-brisa, assim como o limitador de velocidade que ocupa a posição das setas.
Para evitar que isso se transforme em risco, o sistema não permite ações que ele entende como "perigosas". Mas esse é apenas um detalhe, entre as qualidades que fazem do ML 350 CDI um carro potente, econômico, espaçoso e confortável. Só falta o preço caber no bolso.
A segunda geração do SUV alemão é oferecida por R$ 259.900 e pelo preço e porte, de mais de duas toneladas, disputa espaço com outros utilitários esportivos de ‘peso’, como BMW X5, Audi Q7, Porsche Cayenne e Range Rover Sport. Mas para entrar nessa briga 'de gente grande', o ML 350 apostou em duas exclusividades: motor a diesel silencioso e autonomia.
Para receber o ‘sujo’ diesel brasileiro, com alta concentração de enxofre, o propulsor foi adaptado, mas manteve o baixo ruído dos modernos motores a diesel europeus – muito diferente do que o mercado nacional está habituado - e surpreende pela economia de combustível. O G1 rodou cerca de 500 km, por uma semana, e devolveu o veículo à fabricante com meio tanque de diesel.
Resposta rápida
A economia foi possível mesmo com o bloco V6 de 244 cavalos de potência e 52,08 kgfm. O propulsor, acoplado à transmissão automática de sete velocidades, responde quase que instantaneamente às pisadas no acelerador. Mesmo com os 2.185 kg, o jipão vai de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e chega à velocidade máxima de 215 km/h. Quem gosta de uma guiada esportiva, mas não tira o olho do indicador de combustível, pode ficar tranquilo, pois ele demora, e muito, para mexer.
Mas e aquele barulho estrondoso que chega a chacoalhar a cabine? Também pode esquecer. Além de se tratar de um propulsor de última geração, o bom isolamento acústico dá a sensação de se estar a bordo de um sedã japonês, referência nesse quesito. Chega a ser difícil acreditar que estamos em um carro movido a diesel. Para tratar bem os ocupantes há ainda uma série de mimos e parafernália eletrônica, que já são esperados em um veículo que ultrapassa a barreira dos R$ 250 mil.
A coluna de direção e os assentos dianteiros têm regulagem elétrica, inclusive de lombar. Uma tela de LCD reúne as informações sobre velocidade média, consumo de combustível e até bússola, enquanto outros dois displays cuidam de entreter os passageiros do banco de trás. O console central traz ainda todos os comandos para a prática fora-de-estrada, como o sistema de regulagem de velocidade em descidas íngremes (DSR), assistência de arrancada e sistema ABS off-road.
Falta espaço para os comandos
Há tantos recursos tecnológicos que a impressão é que faltou espaço para os comandos. A alavanca do câmbio, por exemplo, fica na coluna de direção e é facilmente confundida com o limpador de para-brisa, assim como o limitador de velocidade que ocupa a posição das setas.
Para evitar que isso se transforme em risco, o sistema não permite ações que ele entende como "perigosas". Mas esse é apenas um detalhe, entre as qualidades que fazem do ML 350 CDI um carro potente, econômico, espaçoso e confortável. Só falta o preço caber no bolso.
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