NOTÍCIA ANTERIOR
Shelby quer tirar do Bugatti o título de carro mais rápido do mundo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vendas de importadoras de carros sobem 9,6% em julho, diz associação
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/08/2010 | Veículos
Primeiras impressões: Mercedes-Benz ML 350 a diesel
Para circular no Brasil, carros movidos a diesel precisam atender à portaria 23/94 do extinto Departamento Nacional de Combustível (DNC), que exige que o veículo tenha capacidade de carga superior a uma tonelada, tração 4x4, caixa de redução. O Mercedes-Benz ML 350 CDI com motor a diesel não possui esse último item, mas conseguiu passar pela legislação como jipe e foi homologado para circular por aqui.

A segunda geração do SUV alemão é oferecida por R$ 259.900 e pelo preço e porte, de mais de duas toneladas, disputa espaço com outros utilitários esportivos de ‘peso’, como BMW X5, Audi Q7, Porsche Cayenne e Range Rover Sport. Mas para entrar nessa briga 'de gente grande', o ML 350 apostou em duas exclusividades: motor a diesel silencioso e autonomia.

Para receber o ‘sujo’ diesel brasileiro, com alta concentração de enxofre, o propulsor foi adaptado, mas manteve o baixo ruído dos modernos motores a diesel europeus – muito diferente do que o mercado nacional está habituado - e surpreende pela economia de combustível. O G1 rodou cerca de 500 km, por uma semana, e devolveu o veículo à fabricante com meio tanque de diesel.

Resposta rápida
A economia foi possível mesmo com o bloco V6 de 244 cavalos de potência e 52,08 kgfm. O propulsor, acoplado à transmissão automática de sete velocidades, responde quase que instantaneamente às pisadas no acelerador. Mesmo com os 2.185 kg, o jipão vai de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e chega à velocidade máxima de 215 km/h. Quem gosta de uma guiada esportiva, mas não tira o olho do indicador de combustível, pode ficar tranquilo, pois ele demora, e muito, para mexer.

Mas e aquele barulho estrondoso que chega a chacoalhar a cabine? Também pode esquecer. Além de se tratar de um propulsor de última geração, o bom isolamento acústico dá a sensação de se estar a bordo de um sedã japonês, referência nesse quesito. Chega a ser difícil acreditar que estamos em um carro movido a diesel. Para tratar bem os ocupantes há ainda uma série de mimos e parafernália eletrônica, que já são esperados em um veículo que ultrapassa a barreira dos R$ 250 mil.

A coluna de direção e os assentos dianteiros têm regulagem elétrica, inclusive de lombar. Uma tela de LCD reúne as informações sobre velocidade média, consumo de combustível e até bússola, enquanto outros dois displays cuidam de entreter os passageiros do banco de trás. O console central traz ainda todos os comandos para a prática fora-de-estrada, como o sistema de regulagem de velocidade em descidas íngremes (DSR), assistência de arrancada e sistema ABS off-road.

Falta espaço para os comandos
Há tantos recursos tecnológicos que a impressão é que faltou espaço para os comandos. A alavanca do câmbio, por exemplo, fica na coluna de direção e é facilmente confundida com o limpador de para-brisa, assim como o limitador de velocidade que ocupa a posição das setas.

Para evitar que isso se transforme em risco, o sistema não permite ações que ele entende como "perigosas". Mas esse é apenas um detalhe, entre as qualidades que fazem do ML 350 CDI um carro potente, econômico, espaçoso e confortável. Só falta o preço caber no bolso.

Por Milene Rios - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.