NOTÍCIA ANTERIOR
Motorista tem até o fim do mês para usar Nota Fiscal Paulista no IPVA
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nissan apresenta versão global do esportivo GT-R
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/10/2010 | Veículos
Primeiras impressões: Jeep Wrangler Unlimited Sport
Rústico e, ao mesmo tempo, confortável. Essa foi a grande sacada da Jeep ao desenvolver o utilitário esportivo de quatro portas para atrair os trilheiros mais “tradicionais”, com base no Jeep original, o Willys MB 1941. Por fora, o modelo 4X4 chama a atenção nas ruas pelas clássicas linhas quadradas e o tamanho imponente.

O modelo de faróis redondos, grade frontal com sete aberturas, dobradiças expostas e opção de capotas (rígida ou flexível) traz sob o capô um potente motor 3.8 com 199 cv e 315 Nm de torque ligado a uma transmissão automática de quatro velocidades, que responde bem às pisadas mais fortes no acelerador. Além disso, o nível de torque é maior em rotações acima de 3.400 rpm.

As respostas são rápidas em manobras, facilitadas pela direção hidráulica. Aliás, é preciso tomar cuidado para não virar demais o volante e perder o controle do carro, especialmente em manobras que exigem movimentos curtos.

Chrysler anuncia recall de 343 Jeep Wrangler A nova suspensão absorve bem qualquer tipo de desnível. Mesmo em terrenos acidentados com pedras e terra, o carro garante o conforto dos passageiros. A posição de dirigir também é agradável, sendo muito fácil regular os espelhos retrovisores.

No entanto, o que é mais inconveniente no modelo é a visibilidade. O motorista enxerga muito pouco a região traseira do carro. Vidro pequeno, estepe e suporte do limpador são obstáculos na hora de olhar o que passa atrás do carro. A visão da parte dianteira também é um ponto fraco. Partes como as luzes indicadoras de direção ficam “invisíveis” para o motorista já que por questão de design são salientes.

Para evitar raspadas indesejadas do para-choque, o ideal seria o uso de sensores, o que não combina em nada com a rusticidade dos jipes.

Fora isso, para quem está no habitáculo o conforto sem luxo é um atrativo, até no banco de trás - para duas pessoas (com espaço menor para as pernas em relação aos bancos dianteiros). Mesmo assim, falta porta-treco. Para quem pega trilha, esse tipo de compartimento é extremamente funcional. O porta-malas também não é muito grande

Quem gosta de jipe, mas odeia a diversidade de botões que a tecnologia agregou com o tempo aos utilitários esportivos, vai ficar contente com um painel simples, com indicadores tradicionais como velocidade, posicionamento das marchas e uma alavanca para acionar a tração 4X4.

A capota acompanha o estilo. A rígida é retirada e colocada facilmente, por meio de presilhas. O único inconveniente é que se retirada, terá de ficar na garagem de casa. É uma peça única. Por esse motivo, o modelo possui também a capa flexível. Essa sim é um pouco chatinha para guardar, porque fica enrolada em compartimentos fixados no teto do carro.

Apenas o piloto automático disponível foge dessa linha mais “clássica”. Por outro lado, a Jeep investiu em segurança, já que carros assim altos têm mais chance de capotar. O Wrangler conta com sistemas de airbags de múltiplos estágios, sistema de travamento para assentos infantis, coluna de direção absorvente de energia, programa eletrônico de estabilidade (ESP), anticapotamento eletrônico, pré-tensionadores do cinto de segurança e barras de impacto lateral nas portas.

Concebido para a lama, é até sem graça dirigir o Wrangler na cidade. Para quem tem espírito aventureiro, adora viajar, tem uma boa reserva para comprar um segundo carro e não liga para combustível (o carro bebe bastante), o tradicional Jeep é uma opção para ficar na garagem durante a semana e sair para se divertir nas horas vagas.

Por Priscila Dal Poggetto - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.