NOTÍCIA ANTERIOR
Volkswagen confirma Gol mais barato e minimiza duelo com Palio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Carro sem piloto chega a 220 km/h em pista de corrida na Alemanha
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/10/2014 | Veículos
Primeiras impressões: Honda Civic Si Coupé 2015
Por R$ 119.900, esportivo volta ao Brasil como um cupê de 2 portas.

Manter as rotações do motor altas é diversão, mas também o maior desafio.


Ele voltou e, embora os anos tenham passado, ficou mais jovem e musculoso. Sob a mesma plataforma do sedã, o Honda Civic Si Coupé 2015 é um tipo bastante diferente do irmão. Com motor aspirado (sem turbo) que desenvolve até 206 cavalos de potência e câmbio manual de 6 velocidades, a versão esportiva é destinada aos “puristas”, aqueles que gostam de andar com as rotações em alta e se emocionam ao segurar o carro “no braço”, sem auxílio de controle eletrônicos.

Mesmo como um cupê de duas portas, o Civic Si é levemente mais comprido (2 cm) que a versão sedã, tem distância entre-eixos 5 centímetros menor e 3,5 centímetros a menos na altura. Fora as medidas, o design também é diferente. A frente ganha mais vincos e volume, o que dá a impressão de “músculos”.

Para-choque e para-lamas integrados, rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas, aerofólio, ponteira de escapamento cromada e difusor de ar no para-choque complementam o visual mais agressivo.
concorrentes Honda Civic Si (Foto: Arte G1)

O revestimento dos bancos segue a linha esportiva, com predominância do preto e contraste com o vermelho, usado também na costura do volante e da manopla de câmbio em couro. Fora isso e a sigla Si que aparece em diversos lugares, a cabine é semelhante à do sedã, mas com espaço reduzido na traseira – o caimento do teto é muito mais acentuado.

Na mesma tradição “purista”, o ajuste dos bancos e do volante é manual, e não há botão com folhinha verde para acionar o modo “Eco”, que ajuda na economia de combustível do irmão mais comportado. Em vez disso, as luzes indicativas do motor V-TEC no painel incentivam a manter o carro em altas rotações.

Mesmo com essa pegada, o esportivo não deixa de lado itens de conforto como ar-condicionado digital, vidros e retrovisores elétricos, teto solar, tela multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, câmera de ré, sistema de som de alta definição com CD/MP3, alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer.

De olho na luz vermelha
O motor 2.4 i-VTEC de 16 válvulas entrega 51 cv a mais que a versão sedã LXR e 14 cv a mais do que a Si anterior – ambos com bloco 2.0. O ganho de potência pode parecer pequeno com o aumento das cilindradas, mas a mudança trouxe outra vantagem. O torque foi de 18,9 kgfm a 6.100 rotações por minuto (rpm) para 23,9 kgfm a 4.400 rpm. Ou seja, o novo Si tem mais capacidade de tracionar e faz isso melhor em rotações mais baixas que o anterior.

Por não ter turbo, o torque fica aquém dos 35,7 kgfm do Volkswagen Golf GTI, que tem 220 cv, e também dos 28,5 kgfm do Mini Cooper S, que tem apenas 141 cv. Na prática, significa que o condutor não sentirá aquele tranco inicial que faz colar as costas no banco – a aceleração é mais linear.

Para ajudar o motorista a tirar o melhor do propulsor, o painel do Civic Si tem uma luz vermelha de LED que acende quando a rotação está em seu melhor momento. É quando o i-VTEC entra em ação, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão por cilindro.

Na primeira vez que a luz surge pode até parecer um aviso de problema no carro, mas em seguida uma linha de luzes amarelas passa a acender gradualmente abaixo e o susto se converte em emoção. É como se aquele ponto vermelho no painel injetasse adrenalina diretamente no seu corpo: o motorista passa a querer vê-lo aceso o tempo inteiro.

Rotações sobem rápido
No entanto, não é fácil se manter na faixa de condução esportiva, principalmente no circuito bastante sinuoso em que o G1 avaliou o cupê, no interior de São Paulo.

As rotações sobem rápido e o motor de 2.4 litros enche com facilidade, o que empolga, mas também exige maior atenção.

O câmbio manual de seis velocidades se alia perfeitamente ao bloco, com engates curtos e precisos, mas, se o condutor vacilar nas trocas de marcha, o giro chega ao limite e o motor corta a potência. O desafio é se manter na faixa entre 4.000 e 6.000 rpm.

Em condições de pista livre e com a devida segurança, Civic Si e "piloto brincam" um com o outro. O controle eletrônico de estabilidade é discreto, o que deixa espaço para o motorista sentir as saídas de frente e traseira e fazer as devidas correções na trajetória.

Nas curvas e arrancadas, o sistema de diferencial com deslizamento limitado gerencia o torque, enquanto a suspensão bem acertada é bastante gentil com os passageiros – não foi possível avaliar como ela se sai em condições normais, com ruas esburacadas e lombadas.

Nicho
Ausente do mercado brasileiro desde 2010, a sigla Si, que significa Sport Injection, retorna ao mesmo tempo em que a Honda investe novamente em tecnologia para Fórmula 1, como fornecedora de motores para a McLaren a partir do ano que vem.

No entanto, o movimento fica atrasado em relação a rivais como o Golf GTI e o Cooper S, que em nada se assemelham no visual, mas têm a mesma proposta de condução esportiva.

Ainda faltam chegar ao Brasil o Renault Megane R.S., o Peugeot 208 GTi, e o Fiat 500 Abarth, prometido pela marca italiana há tempos.

Por enquanto, o Civic Si não deve incomodar ninguém. Nesta primeira leva, foram importadas do Canadá apenas 100 unidades. Como nem todas as concessionárias terão o modelo, quem quiser ver o esportivo de perto pode aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo, que começa em 30 de outubro.

Pelo preço de R$ 119.900, o Civic Si fica em patamar próximo a sedãs não tão agressivos, mas que oferecem desempenho à altura e um outro status, como Audi A3, Mercedes-Benz CLA e BMW Série 3.

Por Peter Fussy - G1, em Indaiatuba (SP)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.