NOTÍCIA ANTERIOR
Salão do Automóvel de SP começa a vender ingressos na internet
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fãs comemoram Dia Munidal do Fusca
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/06/2012 | Veículos
Primeiras impressões: Harley-Davidson Sportster 1200 Custom
Motocicleta custa R$ 33.100 e possui "motorzão" eficaz.

Com conjunto acertado, 1200 Custom só não é boa opção para o garupa.

Os fãs de motos custom ganham cada vez mais opções do segmento no mercado brasileiro. Com a chegada oficial da Harley-Davidson ao país, em 2011, o avanço foi grande nesta área, já que a marca é a principal referência mundial deste nicho.

A Sportster 1200 Custom foi apresentada pela marca no Salão Duas Rodas 2011 e possui “motorzão” e visual clássico, atrativos essenciais para conquistar os consumidores deste tipo de moto.

Enquanto as outras fabricantes se mantêm tímidas com suas linhas custom no Brasil, a marca possui 12 modelos deste estilo por aqui. Entre os mais interessantes, na relação custo-benefício, está a 1200 Custom. Com preço sugerido de R$ 33.100, esta Harley tem vantagem sobre as rivais de outras marcas pelo motor com maior cilindrada. Os modelos de Yamaha, Suzuki, Kawasaki e Honda que disputam com a 1200 não conseguem alcançar o desempenho do motor da H-D e, além disso, o modelo norte-americano montado em Manaus tem valor similar aos modelos japoneses. Nas demais colorações, a moto custa R$ 33.250 (1 tom) e R$ 33.500 (2 tons).

Estradeira e urbana
Uma moto de 251 kg (a seco) não pode ser boa para a cidade, certo? Errado. Apesar de seu conjunto pesado, na prática, a 1200 Custom se sai muito bem para deslocamentos urbanos. Com desenho minimalista, a moto não trava entre os carros e é fácil de manobrar. O posicionamento também não é cansativo, apesar de os mais baixinhos terem de esticar mais os braços para controlar o curto guidão.

Por sinal, em baixas velocidades, a direção da H-D é um pouco pesada, fruto de seu “gordo” pneu dianteiro, que tem medidas similares ao traseiro. Apesar de não parecer uma solução ideal, a moto tem ótima ciclística para uma custom.
saiba mais

Além disso, a agilidade é otimizada graças ao motor Evolution.Sua esportividade foi herdada da XR 1200X – moto mais radical da Harley-Davidon – que possui este mesmo bicilíndrico. Contudo, segundo a marca, ele foi recalibrado para equipar a Custom. Mesmo assim, sua força não foi perdida é o torque divulgado pela H-D é de 8,9 mkgf. Como de praxe, a empresa não informa a potência, mas o resultado é interessante. Na cidade, o motor proporciona boas acelerações e, na estrada, garante ótima velocidade de cruzeiro, alcançando 120 km/h rapidamente. Esqueça aquele funcionamento grotesco de alguns motores bicilíndricos. Apesar de manter o tradicional barulho e chacoalhar em baixas rotações, o bloco da 1200 Custom é bem linear e tem funcionamento suave em baixas rotações, melhorando ainda mais em altos giros.

O problema para a cidade fica por conta do calor gerado por este bicilíndrico. Debaixo de sol forte com trânsito pesado, o "motorzão" da 1200 esquenta e causa desconforto. Em contrapartida, durante dias frios a temperatura gerada pelo motor se torna positiva, pois funciona como um aquecedor natural.

Contato com o solo
É possível até “queimar pneu” nas arrancadas mais fortes e, com piso molhado, a moto pode perder a tração da roda traseira com facilidade. Ou seja, é necessário maior cuidado nesta situação para evitar derrapagens. Outro ponto no qual é recomendado cuidado extra é nas inclinações em curvas. Devido a escolhas estéticas da marca, a distância do solo da moto é pequena e o chassi pode bater no chão quando se passa por buracos.

Além disso, as pedaleiras tendem a raspar no chão com facilidade, isso em curvas de qualquer velocidade. E, do lado direito, até o escapamento toca o solo. Neste caso, o motociclista tem de se adaptar à moto e calcular bem a curva para não ser surpreendido na trajetória. Se o estilo de pilotagem for mais esportivo, se prepare para trocar as pedaleiras com frequência, pois os raspadores - parte metálica que fica na ponta das pedaleiras - vão ser gastos pelo asfalto com frequência. Cada unidade custa R$ 131,05.

Apesar dessa característica, a moto tem boa estabilidade em curvas, graças às suas suspensões firmes. Não fosse o conjunto que limita as inclinações, a 1200 Custom poderia contornar as curvas com ainda mais velocidade.Harley-Davidson; 1200; Custom; H-D; sportster; lançamento; Honda; Shadow; Yamaha; Midnight Star; Kawasaki; Vulcan, (Foto: G1)Conforto para o piloto, mas o garupa...
Os amortecedores rígidos da H-D podem gerar certo desconforto ao usuário em pisos mais irregulares. No entanto, a moto é confortável, o motociclista fica bem encaixado no assento e as pernas têm bom apoio sobre o tanque. As pedaleiras ficam em posição adiantada, mas não causam grande curvatura para as pernas.

Seu banco, apesar de rígido, acomoda bem o piloto, isso não ocorre com o carona. Com escassa quantidade de espuma e pouco espaço para as pernas, não é uma boa ideia fazer longas viagens com a companhia de um garupa na 1200 Custom. Ao passar por buracos, o passageiro recebe os impactos em seu corpo sem neutralização.

Sistema de freio é ponto negativo
Os freios também ficam comprometidos devido ao peso extra do ocupante. Na verdade, mesmo somente com um ocupante, o sistema de frenagem deixa a desejar. Com apenas um disco na dianteira, o dispositivo exige força extra do piloto para parar, ao passo que a traseira - também com um disco - tende a travar com facilidade, ainda mais com o piso molhado. A H-D não disponibiliza freios ABS para este modelo, fator que seria muito bem-vindo, para aumentar a segurança.

Multiuso
Apesar de sua aparência de estradeira, a 1200 Custom pode ser opção para quem deseja uma moto para uso diário e depois viajar no fim de semana, sem passageiro na garupa, de preferência. Tirando a baixa potência dos freios e a falta de ABS, o modelo tem comportamento bom e, em muitos quesitos, superior ao dos principais concorrentes.

Por um preço um pouco mais alto que o das rivais, a marca americana oferece um produto para aqueles que curtem o estilo clássico dos modelos custom e querem ter uma Harley-Davidson. As viagens em estradas são bem prazerosas e, mesmo com pouco proteção aerodinâmica, é possível manter altas velocidades sem que a força do vento incomode muito, sempre ao famoso som proveniente dos motores americanos
Apesar de pesado, modelo tem conjunto compacto.

Por Rafael Miotto Do G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.