NOTÍCIA ANTERIOR
Goodyear desenvolve pneu que não perde a pressão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Motoboy tem um ano para se adequar às novas regras, anuncia Denatran
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/08/2011 | Veículos
Primeiras impressões: BMW Série 1 M Coupé
Os engenheiros da Motorsport são mestres na arte de transformar um “reles” BMW em uma máquina de alta performance. É assim com o Série 3, Série 5 e os utilitários esportivos X5 e X6. Agora é a vez do Série 1 Coupé 'tatuar' a insígnia “M” na carroceria e ganhar um conjunto mecânico de impor respeito para conquistar novos admiradores.

O G1 avaliou o modelo, que no Brasil custa R$ 268,6 mil - a versão 'normal' parte do Série 1 parte de R$ 92 mil -, em uma pista particular na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, e comprovar que sobra esportividade para ‘alemãozinho’ de 4,38 m de comprimento, 1.495 kg e tração traseira. Por aqui, ele não tem concorrentes diretos, já que o Audi RS3 e o Porsche Cayman R, que poderiam 'duelar' com o Série 1 M Coupé, não desembarcaram no país.

O motor biturbo 3.0 de seis cilindros em linha (com injeção direta de combustível) faz do Série 1 M Coupé um carro de desempenho elogiável. Com torque de 45,8 mkgf disponíveis entre 1.500 e 4.500 rpm – 50,9 mkgf com a utilização da opção “overboost”, que eleva em 5,1 mkgf a força do bloco -, o modelo revela sua agilidade nas arrancadas e retomadas. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,9 s. Já os 344 cv entregues a 5.900 rpm levam o BMW à velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

A transmissão manual de seis velocidades tem acerto refinado. Com engates curtos e precisos, o câmbio está em perfeita sintonia com o propulsor. A suspensão firme também agrada, permitindo que o BMW mantenha sua trajetória nas curvas, mesmo abusando um pouco mais do acelerador. A sensação é de que o o Série 1 M Coupé está sobre trilhos.

Os freios também são eficientes. Herdados das pistas de competição, utiliza disco de 360 mm na dianteira e 350 mm, na traseira. A tecnologia também se faz presente com o Dynamic Stability Control (DSC), que traz freios com ABS (antitravamento), controle automático de estabilidade (ASC), controle dinâmico dos freios (DBC), assistente para arrancar ladeira acima e assistência de frenagem em curvas (Cornering Brake Control – CBC).

Atenção
Para os puristas – aqueles que ‘desprezam’ todo e qualquer sistema que interfira na dirigibilidade do veículo -, o Série 1 desenvolvido pela Motorsport oferece o 'M Dynamic Mode' (MDM), que desabilita parte dos sistemas, possibilitando derrapagens controladas.

Design
Não apenas rodando, o Série 1 M Coupé arranca elogios. Prado, também! Seu visual salta aos olhos, a começar pela cor laranja Valencia Metálico. Na dianteira, o para-choque redesenhado tem ampla grade central e duas entradas de ar – uma em cada extremidade – responsáveis por criar, em linhas gerais, uma cortina de ar em volta das rodas dianteiras, reduzindo o turbilhão e melhorando o comportamento dinâmico do veículo. Os faróis duplos redondos (bi-xênon) têm detalhes em LEDs.

A linha de cintura reta das laterais passa quase desapercebida diante das caixas de rodas salientes que abrigam as rodas de liga leve de 19 polegadas que ‘calçam’ pneus 245/35 R19 (dianteira) e 265/35 R19 (traseira). Na traseira, a tampa do porta-malas recortando as lanternas deixam o Série 1 com cara de mal-encarado. O escapamento com saída dupla (ponteira dupla) completa o design e serve de amplificadores para o aprazível ronco dos seis cilindros.

Interior
Por dentro, o Série 1 M Coupé prova que requinte pode andar lado a lado com esportividade. Os bancos, o volante, o painel das portas, a manopla do câmbio e do freio de mão são revestidos em couro. Destaque para as costuras na cor laranja que proporcionam agradável contraste. O painel de instrumentos tem conta-giros e velocímetro com fundo cinza, ponteiros vermelhos e iluminação branca – excelente combinação. Já o volante tem empunhadura ideal e a manopla do câmbio, bem curta, está à mão.

E nada de ‘milhões’ de botões espalhados por todos os cantos do carro. Apenas um seletor no console central permite que motorista e passageiros controlem as funções do veículo, como o sistema multimídia, por exemplo. Em termos de equipamentos de série, o BMW traz direção hidráulica, ar-condicionado, sistema de som Harman Kardon, navegador, tela de 8.8 polegadas e airbags frontal, lateral e para cabeça.

Por Marcelo Monegato - G1, em Indaiatuba (SP)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.