NOTÍCIA ANTERIOR
Cientistas conseguem se comunicar com paciente em estado vegetativo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Corpo interpreta pensamento abstrato de forma literal, mostra estudo
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/02/2010 | Saúde e Ciência
Previna-se antes de festejar o Carnaval
Com a proximidade do Carnaval, quando muitos aproveitam para viajar, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda que turistas que forem festejar em áreas consideradas de risco, no Interior de São Paulo, vacinem-se contra a febre amarela. A dose deve ser tomada com ao menos dez dias de antecedência e quem se vacinou há menos de dez anos não precisa repetir a imunização. Os moradores do ABC encontram a vacina em 15 Unidades Básica de Saúde (UBSs).

A indicação é válida para quem pretende visitar cidades do Norte do Estado, como Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Itapeva e parte da região de Sorocaba. Alguns estados também são considerados de risco, como Acre, Amazonas, Pará; Rondônia, Roraima, Goiás; Tocantins, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Piauí, entre outros.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquito e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns nos primeiros três dias são febre alta, dores pelo corpo e mal-estar. Com o passar dos dias, a pele e olhos ficam amarelados, ocorrem sangramentos e fezes esbranquiçadas. A vacina é indicada para qualquer pessoa a partir dos 9 meses.

Segundo o infectologista e especialista em medicina do viajante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Gustavo Johanson, não existe remédio específico para a doença. “As pessoas que não morrem, se curam pelo sistema de defesa do organismo. No entanto, a forma mais eficaz de se proteger da febre amarela é a vacina. O repelente ajuda, mas a vacina resolve”, explicou.

Por Claudia Mayara - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7723 dias no ar.