DATA DA PUBLICAÇÃO 20/05/2013 | Economia
Previdência Social quer parceria com trabalhadores
Presidente do Conselho da Previdência, Manoel Dantas (ao microfone) explica em reunião com sindicalistas que atualmente faltam informações consistentes nos laudos. Foto: Paulo de Souza/SMABC
Objetivo da medida é agilizar e reverter pedidos de processos negados na Justiça
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC estuda implantar atendimento especial para agilizar os recursos de benefícios da Previdência Social que foram negados aos seus sócios. A sugestão foi do presidente do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), Manuel Dantas, durante visita à entidade quinta-feira (16/05).
A unidade da Previdência Social de São Bernardo recebe em média 400 pedidos de benefícios por mês, a maioria solicita o auxílio-doença. Porém, muitas pessoas têm o pedido negado e precisam entrar com recurso para obter a solicitação. O presidente do CRPS, Manuel Dantas, explicou que a falta de dados no preenchimento do laudo e na documentação dificulta a análise do caso. “A maioria das unidades sofrem com este problema. É necessário ter o detalhamento do quadro e das condições de trabalho do solicitante, sem isso é provável que o analista do INSS negue o benefício, acreditando que a pessoa está apta a exercer aquela função. É necessário conhecer a realidade daquele trabalhador para verificar se ele tem condições ou não de trabalhar com determinado quadro de saúde”.
A finalidade de parceria da Previdência com o sindicato é o preenchimento eficiente do laudo, o que vai gerar também mais agilidade na análise do pedido.
“Este é o sindicato mais respeitado do País por sua trajetória de lutas, com isso, constituiu um corpo de advogados e especialistas em medicina do trabalho, que podem facilitar a agilização da concessão ou não do benefícios”, disse Dantas.
O presidente da composição da Junta de Recursos da Previdência Social de São Bernardo, Guilherme Demarchi, afirmou que a parceira deixará o beneficiário mais à vontade para relatar o problema. “As pessoas têm certo receio do INSS, em contar ao analista os fatos. No sindicato, o trabalhador já está mais ambientado e conhece as pessoas. Isso deverá resultar em um relatório mais condizente à realidade do trabalhador. O sindicato saberá traduzir aos conselheiros da Junta de Recursos a situação exata daquela pessoa”.
Os diretores do sindicato consideraram importante a parceria e irão discutir nos próximos dias a possibilidade de implantar a atividade. “Devemos fazer esta parceria, mas precisamos nos estruturar e ver quantos trabalhadores temos nessa situação de pedido de beneficio negado”, afirmou Ana Nice Martins, diretora do sindicato.
Como funciona o pedido de recurso
O primeiro passo ao ter um pedido negado pelo INSS é o requerente protocolar o recurso até 30 dias (contados a partir da data que tomou ciência da decisão). Para dar entrada, o interessado precisa agendar uma data pelo telefone (135) ou ir a agência do INSS ou pela internet: http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view.
Na data marcada, o interessado ou representante legal deverá comparecer com o formulário de recurso preenchido onde irá constar as alegações (os motivos). Após protocolar o documento, geralmente ele não é encaminhado imediatamente para a Junta de Recurso, pois o INSS também tem outro prazo de 30 dias para analisar os novos documentos.
Caso o INSS mantenha-o negado, o processo é encaminhado para a Junta.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC estuda implantar atendimento especial para agilizar os recursos de benefícios da Previdência Social que foram negados aos seus sócios. A sugestão foi do presidente do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), Manuel Dantas, durante visita à entidade quinta-feira (16/05).
A unidade da Previdência Social de São Bernardo recebe em média 400 pedidos de benefícios por mês, a maioria solicita o auxílio-doença. Porém, muitas pessoas têm o pedido negado e precisam entrar com recurso para obter a solicitação. O presidente do CRPS, Manuel Dantas, explicou que a falta de dados no preenchimento do laudo e na documentação dificulta a análise do caso. “A maioria das unidades sofrem com este problema. É necessário ter o detalhamento do quadro e das condições de trabalho do solicitante, sem isso é provável que o analista do INSS negue o benefício, acreditando que a pessoa está apta a exercer aquela função. É necessário conhecer a realidade daquele trabalhador para verificar se ele tem condições ou não de trabalhar com determinado quadro de saúde”.
A finalidade de parceria da Previdência com o sindicato é o preenchimento eficiente do laudo, o que vai gerar também mais agilidade na análise do pedido.
“Este é o sindicato mais respeitado do País por sua trajetória de lutas, com isso, constituiu um corpo de advogados e especialistas em medicina do trabalho, que podem facilitar a agilização da concessão ou não do benefícios”, disse Dantas.
O presidente da composição da Junta de Recursos da Previdência Social de São Bernardo, Guilherme Demarchi, afirmou que a parceira deixará o beneficiário mais à vontade para relatar o problema. “As pessoas têm certo receio do INSS, em contar ao analista os fatos. No sindicato, o trabalhador já está mais ambientado e conhece as pessoas. Isso deverá resultar em um relatório mais condizente à realidade do trabalhador. O sindicato saberá traduzir aos conselheiros da Junta de Recursos a situação exata daquela pessoa”.
Os diretores do sindicato consideraram importante a parceria e irão discutir nos próximos dias a possibilidade de implantar a atividade. “Devemos fazer esta parceria, mas precisamos nos estruturar e ver quantos trabalhadores temos nessa situação de pedido de beneficio negado”, afirmou Ana Nice Martins, diretora do sindicato.
Como funciona o pedido de recurso
O primeiro passo ao ter um pedido negado pelo INSS é o requerente protocolar o recurso até 30 dias (contados a partir da data que tomou ciência da decisão). Para dar entrada, o interessado precisa agendar uma data pelo telefone (135) ou ir a agência do INSS ou pela internet: http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view.
Na data marcada, o interessado ou representante legal deverá comparecer com o formulário de recurso preenchido onde irá constar as alegações (os motivos). Após protocolar o documento, geralmente ele não é encaminhado imediatamente para a Junta de Recurso, pois o INSS também tem outro prazo de 30 dias para analisar os novos documentos.
Caso o INSS mantenha-o negado, o processo é encaminhado para a Junta.
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