NOTÍCIA ANTERIOR
Lei para comércio eletrônico atende aos novos tempos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Caixa reduz juros para financiamento de motos
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/05/2013 | Economia
Previdência Social quer parceria com trabalhadores
Previdência Social quer parceria com trabalhadores Presidente do Conselho da Previdência, Manoel Dantas (ao microfone) explica em reunião com sindicalistas que atualmente faltam informações consistentes nos laudos. Foto: Paulo de Souza/SMABC
Presidente do Conselho da Previdência, Manoel Dantas (ao microfone) explica em reunião com sindicalistas que atualmente faltam informações consistentes nos laudos. Foto: Paulo de Souza/SMABC
Objetivo da medida é agilizar e reverter pedidos de processos negados na Justiça

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC estuda implantar atendimento especial para agilizar os recursos de benefícios da Previdência Social que foram negados aos seus sócios. A sugestão foi do presidente do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), Manuel Dantas, durante visita à entidade quinta-feira (16/05).

A unidade da Previdência Social de São Bernardo recebe em média 400 pedidos de benefícios por mês, a maioria solicita o auxílio-doença. Porém, muitas pessoas têm o pedido negado e precisam entrar com recurso para obter a solicitação. O presidente do CRPS, Manuel Dantas, explicou que a falta de dados no preenchimento do laudo e na documentação dificulta a análise do caso. “A maioria das unidades sofrem com este problema. É necessário ter o detalhamento do quadro e das condições de trabalho do solicitante, sem isso é provável que o analista do INSS negue o benefício, acreditando que a pessoa está apta a exercer aquela função. É necessário conhecer a realidade daquele trabalhador para verificar se ele tem condições ou não de trabalhar com determinado quadro de saúde”.

A finalidade de parceria da Previdência com o sindicato é o preenchimento eficiente do laudo, o que vai gerar também mais agilidade na análise do pedido.

“Este é o sindicato mais respeitado do País por sua trajetória de lutas, com isso, constituiu um corpo de advogados e especialistas em medicina do trabalho, que podem facilitar a agilização da concessão ou não do benefícios”, disse Dantas.

O presidente da composição da Junta de Recursos da Previdência Social de São Bernardo, Guilherme Demarchi, afirmou que a parceira deixará o beneficiário mais à vontade para relatar o problema. “As pessoas têm certo receio do INSS, em contar ao analista os fatos. No sindicato, o trabalhador já está mais ambientado e conhece as pessoas. Isso deverá resultar em um relatório mais condizente à realidade do trabalhador. O sindicato saberá traduzir aos conselheiros da Junta de Recursos a situação exata daquela pessoa”.

Os diretores do sindicato consideraram importante a parceria e irão discutir nos próximos dias a possibilidade de implantar a atividade. “Devemos fazer esta parceria, mas precisamos nos estruturar e ver quantos trabalhadores temos nessa situação de pedido de beneficio negado”, afirmou Ana Nice Martins, diretora do sindicato.

Como funciona o pedido de recurso

O primeiro passo ao ter um pedido negado pelo INSS é o requerente protocolar o recurso até 30 dias (contados a partir da data que tomou ciência da decisão). Para dar entrada, o interessado precisa agendar uma data pelo telefone (135) ou ir a agência do INSS ou pela internet: http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view.

Na data marcada, o interessado ou representante legal deverá comparecer com o formulário de recurso preenchido onde irá constar as alegações (os motivos). Após protocolar o documento, geralmente ele não é encaminhado imediatamente para a Junta de Recurso, pois o INSS também tem outro prazo de 30 dias para analisar os novos documentos.

Caso o INSS mantenha-o negado, o processo é encaminhado para a Junta.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.