NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá articula qualificação profissional para internos do CDP
PRÓXIMA NOTÍCIA
III Encontro da Cena de Teatro de Mauá reúne grande público
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/06/2014 | Cidade
Prestação de Contas mostra avanços da saúde em Mauá
Mauá continua aplicando em saúde mais do que os 15% obrigatórios de seu orçamento. O investimento de janeiro a abril alcançou 22,88% da arrecadação.

Cumprindo a legislação federal, que normatiza a apresentação quadrimestral de relatórios detalhados, a Secretaria de Saúde realizou a prestação de contas do 1º quadrimestre deste ano nesta sexta-feira (30), na Câmara de Vereadores. “Com um bom planejamento, projetos importantes e uma equipe engajada foi a forma que assumi a secretaria de saúde da cidade,” pontuou a secretária Célia Bortoletto ao explicar que “vai começar o que chamo de revolução da saúde de Mauá do ponto de vista de infraestrutura, pois iniciaremos as reformas das UBSs, adequação de UPAs e construção de CAPS.” Serão reformadas 16 Unidades, com previsão de início dos trabalhos na primeira quinzena de junho, sendo que o atendimento não será interrompido em nenhuma unidade. Mauá continua aplicando em saúde mais do que os 15% obrigatórios de seu orçamento. O investimento de janeiro a abril alcançou 22,88% da arrecadação.

Certamente o ponto mais comemorado da prestação de contas foi o resultado positivo no trabalho que visa a redução dos índices de mortalidade infantil. Várias ações foram elencadas na linha de cuidado pré-natal, parto e primeiro ano de vida que resultaram na redução da mortalidade infantil em mais de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Este é um resultado bem preliminar, precisamos de muita cautela, mas indica que estamos no caminho certo e nossa grande prioridade é baixar este índice, ” enfatizou a titular da pasta.

A promoção de saúde também teve incremento no quadrimestre com a inauguração das Academias de Saúde dos Jardins Kennedy e Oratório que potencializam as ações do Programa Mauá de Bem Com a Vida. A oferta de atividades físicas acontece nos cinco territórios de saúde. Também ocorreu ampliação dos grupos de fisioterapia para 15 unidades. Já o Programa Saúde na Escola atendeu cerca de três mil crianças da pré-escola, creche e ensino fundamental no período.

O Núcleo de Urgência e Emergência registrou aumento significativo de atendimentos nas UPAs e pequeno avanço no SAMU, mas a constatação mais importante foi a redução do tempo médio de resposta obtida pelo SAMU. Com as Unidades de Suporte Avançado o tempo médio de atendimento caiu para seis minutos e com suporte básico passou de 18 para 14 minutos.

Outro diferencial foi a ampliação dos campos de estágio na rede municipal que disponibiliza vagas em enfermagem, fisioterapia, técnico e auxiliar de enfermagem e técnico em radiologia. São quase 500 estagiários em vagas distribuídas no Hospital de Clínicas Dr. Nardini, UPAs e UBSs.

“Ainda temos muito a realizar na saúde e agora vamos precisar do máximo de compreensão e colaboração de todos, pois realizaremos reformas e construções sem parar o atendimento, mas no final de 2015 Mauá terá uma rede física de serviços de saúde completamente qualificada,” garantiu a secretária Célia Bortoletto.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.