NOTÍCIA ANTERIOR
STF manda soltar 18 acusados de fraude em CNHs
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em 29 dias de lei seca, 61 foram levados a DPs em SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/07/2008 | Geral
Preso delegado acusado de comandar fraudes em CNHs
Dois dias depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) mandar soltar 18 acusados de integrarem a máfia das carteiras de habilitação, o juiz Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy, da 1ª Vara Criminal de Ferraz de Vasconcelos (SP), decretou na quinta-feira a prisão temporária de mais dez envolvidos no esquema criminoso, suspeito de ter fraudado 200 mil CNHs só em São Paulo. O grupo atuaria em pelo menos outros sete Estados. Cada lote (com 1.305 carteiras fraudadas) rendia à máfia R$ 2,3 milhões.

Foram presos o ex-delegado seccional de Mogi das Cruzes Carlos José Ramos da Silva, o Casé, e Marcos Jorge Américo Trofelli, funcionário da prefeitura de Ferraz cedido à Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da cidade. Casé é apontado como líder do grupo e sem ele, acredita o Ministério Público, o esquema jamais funcionaria. Ao todo, a Corregedoria da Polícia fez 21 pedidos de prisão, mas não incluiu Casé. O MP pediu, então, a prisão do ex-seccional à Justiça. Os demais acusados, incluindo quatro policiais civis, seguiam foragidos.

A Operação Carta Branca 2 estava marcada para hoje. As prisões só foram antecipadas porque Casé foi ao Fórum de Ferraz no exato momento em que o juiz expedia os mandados. Os promotores do G Gaeco (rupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Guarulhos suspeitam que tenha havido vazamento de informações. Os pedidos de prisão contra outros 12 suspeitos - entre médicos e psicólogos - foram negados pelo juiz.

A necessidade de uma segunda ofensiva contra a máfia das carteiras surgiu durante a análise da documentação apreendida na primeira operação. A peça principal foi uma agenda encontrada na casa do investigador Aparecido da Silva Santos, o Cido. Nela havia indicações de valores semanais, ao lado dos nomes de delegados, investigadores e funcionários da Prefeitura de Ferraz que atuavam na Ciretran.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.