NOTÍCIA ANTERIOR
Canadense ''vira notícia'' ao viajar 7 mil km em busca de ruiva que viu por poucos minutos em café
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prostituta russa é presa por espancar idoso até a morte na Inglaterra
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/10/2012 | Internacional
Presidente colombiano anuncia que tem câncer de próstata
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta segunda-feira que está em tratamento contra um câncer de próstata, mas que tem "97% de chances" de ficar "completamente curado" após uma operação marcada para esta quarta.

Segundo o jornal colombiano "El Tiempo", o presidente afirmou que há 11 anos faz um acompanhamento anual de saúde, e que, por esse motivo, o tumor cancerígeno foi detectado a tempo.

O mandatário colombiano revelou que, durante sua estadia em Nova York para participar da Assembleia-Geral da ONU, também se consultou com outros doutores a respeito da operação, a conselho de seu médico pessoal.

Os especialistas confirmam a avaliação inicial, de acordo como diário local "El Colombiano".

Para o médico pessoal do presidente, Felipe Goméz, o tratamento não vai exigir nem radioterapia nem quimioterapia, apenas "uma cirurgia aborrecida", como se referiu o próprio Santos.

O caso de Santos se soma aos de outros presidentes latino-americanos que se trataram recentemente de câncer: Cristina Kirchner (Argentina), Hugo Chávez (Venezuela) e Fernando Lugo (Paraguai). No Brasil, a doença atingiu o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e a atual presidente, Dilma Rousseff.

FARC

Embora Santos tenha salientado que sua incapacidade no período pós-operatório será limitada, o problema de saúde surge num momento bastante delicado de sua gestão. No próximo dia 8 está prevista uma reunião inicial entre o governo colombiano e representantes do movimento guerrilheiro Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em Oslo, na Noruega.

Essas conversações têm por objetivo negociar um cessar-fogo com o grupo guerrilheiro, atuante há 40 anos no país, e qualificado como uma organização terrorista pela União Europeia e os EUA. O fim do conflito armado também é um dos pontos importantes de discussão. O presidente não esclareceu imediatamente se as negociações marcadas devem sofrer algum adiamento por conta de seu problema de saúde.

Por Folha Online - São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.